Piso de vidro começa a ser instalado na Praça Tiradentes

As obras de revitalização da praça Tiradentes, no centro histórico de Curitiba, entraram na reta final. Nesta semana, equipes contratadas pela Prefeitura estão instalando o piso de vidro sobre as calçadas históricas descobertas por arqueólogos durante as obras. A praça também ganhará câmera de monitoramento para aumentar a segurança. A inauguração da revitalização da Tiradentes será nesta sexta-feira (27).

A praça Tiradentes foi inteira reformada, e a maior intervenção foi no piso. O piso de vidro iluminado mostrará à população um dos mais importantes achados históricos feitos em Curitiba nos últimos anos. A Tiradentes também ganhou iluminação e paisagismo que renovarão o visual da mais antiga praça da cidade. O espaço reformado garante o acesso de portadores de deficiências.

A revitalização da praça, desde o início das obras, foi acompanhada por arqueólogos da Universidade Federal do Paraná, contratados pela Prefeitura. Durante as obras, foram encontrados trechos de uma calçada central, ladeada por duas canaletas de drenagem de água da chuva. Segundo os arqueólogos, o conjunto arquitetônico é da segunda metade do século 19.

Para dar visibilidade aos achados arqueológicos mais relevantes, arquitetos da Secretaria do Meio Ambiente adaptaram o projeto original de revitalização. No meio da praça, onde foi encontrada a calçada histórica mais importante, será feito um trecho de 119 metros quadrados de piso de vidro laminado, sustentado por uma estrutura metálica. Uma iluminação especial instalada dentro do vidro destacará a calçada. Outro trecho de piso de vidro será feito numa das pontas da praça, na direção da rua Cruz Machado com a rua do Rosário.

"O uso de elementos modernos que melhoram a acessibilidade e a paisagem urbana foi feito com todo respeito ao passado e a história da cidade. Mais do que um resgate da memória de Curitiba, a praça Tiradentes se torna uma nova atração turística", diz o secretário José Antonio Andreguetto.

Reforma

A Tiradentes é praça mais antiga da cidade. Estão sendo investidos R$ 1,1 milhão na iluminação especial e no novo piso, que melhorará a acessibilidade. A previsão é terminar as obras de revitalização em junho. O piso da praça, que estava deteriorado e com problemas de acessibilidade, principalmente em função das raízes expostas das árvores do interior da praça foi totalmente refeito.

O projeto de revitalização desenvolvido pela Prefeitura permitiu a recuperação sem a necessidade de retirar as árvores da praça. O novo piso, com base de concreto, é elevado numa altura média de 50 centímetros, para evitar que as raízes das árvores afetem o piso. Rampas facilitam o acesso e circulação de cadeirantes e pessoas com problemas de locomoção na praça. Todo o calçamento de petit-pavé no entorno da praça foi refeito.

Voltar ao topo