?Pastelaço? reúne 2,5 mil pessoas em Foz do Iguaçu

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos atraiu, nesta quinta-feira (28), em Foz do Iguaçu, mais de 2,5 mil estudantes e moradores ao ?Pastelaço?, uma ação educativa com o objetivo de mostrar o destino correto do óleo vegetal pós-consumo (de fritura), suas diversas formas de reciclagem do óleo vegetal e a importância da destinação adequada para o meio ambiente.

?Esta é uma demonstração clara de que o Estado consegue atuar na articulação de ações positivas ao aproximarmos empresas geradoras de resíduos com empresas recicladoras. Além disso, mostra para a sociedade a importância da separação do lixo domiciliar e os produtos que podem ser gerados a partir desta contribuição com a separação em cada uma das residências?, declarou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, que esteve presente no evento.

Segundo o secretário, as 30 maiores empresas geradoras de óleo da região de Foz do Iguaçu serão convocadas nesta sexta-feira (29) a apresentarem o que vem sendo feito com o volume de óleo usado. ?Precisamos deixar claro que o óleo é um grande passivo ambiental. Um litro de óleo jogado na água, pode contaminar um milhão de litros. Além disso, forma-se uma película que impede a entrada de oxigênio, causando a morte de peixes e prejudicando o abastecimento? explicou o secretário.

Circuito do óleo

O chamado ?circuito do óleo? foi montado na Praça das Nações, onde durante todo o dia a rede de pastelaria 10 Pastéis fritou alimentos. O óleo utilizado foi repassado a empresa Mercofrigue – licenciada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) – que transforma o óleo vegetal em diversos subprodutos como: adubo, sabão em pedra, óleo fertilizante, detergente.

De acordo com o coordenador do Programa Desperdício Zero, da Secretaria do Meio Ambiente, Laerty Dudas, responsável pela ação, os visitantes puderam conhecer desde o efeito do óleo ao ser descartado na natureza, passando pela fritura de alimentos, recolhimento e tratamento do produto, até o processo de reciclagem.

Participação

Cerca de 100 alunos do Colégio Estadual Arnaldo Busatto foram ao ?Pastelaço?. Para a vice-diretora do colégio, Teresinha Girelli Pagane, a visita foi um sucesso. ?Os alunos se prepararam, tiveram aulas no colégio sobre o óleo e o meio ambiente e com certeza hoje puderam aprender mais. A motivação é visível e estaremos estimulando para que repassem o conhecimento adiante com uma feira de ciências voltada ao tema?, garantiu a diretora.

Os universitários da União Dinâmica de Faculdades Cataratas e os alunos da Escola Parque também participaram da ação dando informações sobre a coleta seletiva e o aquecedor solar feito de garrafas pet e embalagens longa-vida. Foram distribuídos além dos pastéis, refrigerantes, pela rede de supermercado Super Muffato que também distribuiu sacolas oxi-biodegradáveis.

Além disso, um exemplo dos resultados positivos da ação já pôde ser visto durante o evento. Alunos do Curso de Gastronomia do Provopar chegaram ao local com 30 litros de óleo, utilizado durante aulas do curso para serem recolhidas pela Mercofrigue.

?O maior objetivo é fazer com que as grandes geradoras se conscientizem da necessidade de levarem o óleo para um destino correto e criarem pontos de entrega, para que as pessoas tenham a alternativa de levar o que geram em suas casas?, reforçou Dudas.

Voltar ao topo