Paixão de Cristo motiva penitência e muita reflexão

A penitência e a reflexão foram as diretrizes para os cristãos no dia de ontem. Na Sexta-feira Santa, os fiéis rezaram e fizeram confissões para relembrar o dia em que Jesus foi crucificado. As igrejas acolheram os religiosos durante todo o dia. À tarde, houve a cerimônia de Adoração, momento em que se revive a paixão de Cristo. A Catedral Basílica ficou lotada durante a celebração comandada pelo arcebispo metropolitano, dom Moacir José Vitti.

O padre Dirson Gonçalves, do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, explicou que ontem foi um dia para a penitência, o silêncio, a peregrinação e a reconciliação. ?Relembramos o dia da morte de Jesus. Por isso, é um dia dedicado à oração e que não tem missa?, afirmou.

Ele contou que os fiéis fizeram a Adoração à Cruz, na qual este símbolo é encarado como um sinal de ressurreição. ?A cruz é um sinal de vida nova?, apontou. Durante a cerimônia de Adoração, o padre fez as leituras e as orações universais, além de divulgar o evangelho que narra toda a paixão de Cristo, ou seja, os últimos momentos de Jesus.

O auxiliar de serviços gerais Guilherme Thoaldo organizou uma romaria que saiu de Campo Magro, a pé, em direção ao Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Alto da Glória, em Curitiba. O percurso de 26 quilômetros foi completado em três horas e quarenta minutos. ?Há oito anos faço a romaria. Este ano, viemos em 24 pessoas. Esta é a nossa forma de fazer penitência e procurar paz de espírito. É uma data muito importante?, comentou.

A administradora Jocélia Procópio liderava um grupo de 30 pessoas que saiu do Boqueirão às 5h30 da manhã para percorrer sete igrejas de Curitiba. ?Há 10 anos, nos reunimos nesse dia para essa caminhada de gratidão. Agradecemos por tudo em nossas vidas. Enquanto caminhamos, sempre fazemos uma reflexão?, declarou. O Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi a segunda igreja visitada pelo grupo. A peregrinação terminou por volta de meio-dia, na Igreja Bom Jesus, na Praça Rui Barbosa.

O empresário José Nei foi até a Catedral Basílica de Curitiba para rezar. Para ele, a reflexão desse dia deveria ser focada na ajuda ao próximo. ?Todos precisam parar para pensar mais no próximo. Hoje está muito difícil, pois as pessoas só querem saber de diversão. Deveriam pensar mais em Deus?, avaliou. Nei ainda disse que Cristo merece esta homenagem porque lutou pelo povo. ?É o dia de nosso Pai.? O motorista Antônio Camagno Filho foi ontem ao centro e aproveitou para orar na Catedral. ?Sempre freqüento a igreja nesse dia para fazer as minhas orações. É um dia muito esperado e respeito todas as tradições?, revelou.

Voltar ao topo