Pacientes internados recusam alimentação em hospitais

Um estudo revela que 72% dos pacientes hospitalizados não se alimentaram corretamente no período da internação e 50% perderam peso nos últimos três meses.

De acordo com a pesquisa, o aspecto visual e o gosto da comida foram apontados pelos pacientes como os principais motivos da recusa da alimentação oferecida nos hospitais. O estudo foi realizado em 2009 pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE).

A nutróloga e especialista em nutrição parenteral e enteral, Telma Sigolo, afirma que a má alimentação no hospital prolonga o tempo de internação e contribui para a perda de peso e a piora do estado nutricional e, consequentemente, causa a desnutrição. “A desnutrição pode levar à piora imunológica, dificuldade de cicatrização, maiores riscos de infecção e pode prolongar o tempo de internação”, constata a nutróloga.

Segundo Telma, a gastronomia hospitalar é mais uma forma terapêutica para melhorar a aceitação alimentar do paciente. “Existe um conceito pré-formado que a comida do hospital é ruim. Mas hoje em dia, a gastronomia hospitalar vem sendo utilizada por especialistas como um instrumento terapêutico”, avalia Telma.

De acordo com a nutróloga, alguns hospitais já vêm adotando o procedimento de consultar o paciente sobre os seus gostos e costumes. Para sugerir um cardápio, equipes de hospitais consideram não somente a patologia do paciente, mas também seus hábitos, preferências e aversões, personalizando cada vez mais o atendimento.

“A garantia de uma boa prestação de serviço baseia-se na elaboração de um cardápio com preparações culinárias adequadas às patologias dos pacientes, sem comprometer os pratos, preservando o sabor e a qualidade. Quando se trata de dietas muito restritas, o desafio para melhorar a apresentação da refeição é primordial para a garantia e manutenção do estado nutricional do paciente”, afirma a médica.

Curitiba vai sediar a 19ª edição do Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral, de 6 a 9 de novembro. Neste período também serão realizados o II Congresso Brasileiro de Gastronomia Hospitalar, a VII edição do Congresso Brasileiro de Nutrição Clínica e a primeira edição do Congresso Brasileiro de Terapia Nutricional.

Voltar ao topo