Litoral

Obra em Matinhos: sistema de drenagem promete menos alagamentos

Foto: IAT.

A obra que está sendo realizada Matinhos, no Litoral do Paraná, prevê a construção de uma infraestrutura de drenagem melhor preparada para conter alagamentos e cheias derivadas de fortes chuvas ou ressacas intensas.

As intervenções fazem parte do pacote de revitalização urbanística da orla da cidade realizadas pelo Instituto Água e Terra (IAT), em parceria com o consórcio Sambaqui, grupo de empresas responsável vencedor da licitação pública.

+Leia mais! Por que as obras em Matinhos pararam? Ibama explica o motivo

O gasto do Governo do Paraná na obra de Matinhos é de R$ 314,9 milhões. Do total, R$ 49 milhões são destinados em ações de drenagem no município, que incluem o alargamento de um trecho de 1,5 quilômetro do canal da Avenida Paraná e a instalação de canaletas com tampas removíveis em 25 quilômetros de ruas da cidade.

O novo sistema, em fase de instalação, é composto por dois campos principais: a microdrenagem e a macrodrenagem. Eles formam uma rede interconectada para transportar a água da chuva, de forma similar ao fluxo do sistema hidrológico do Brasil, no qual a água passa por rios cada vez maiores até desaguar no mar.

Ele funcionará assim: quando a chuva cair na cidade, a água escorrerá para as canaletas de microdrenagem localizadas ao lado das ruas, próximas às calçadas, e de lá escoará para o sistema de macrodrenagem, composto por extensos canais sem tampa que conseguem transportar um grande volume por grandes distâncias, como o canal do Rio Matinhos, o da Avenida Paraná e o da Avenida Juscelino Kubitschek.

Depois de passar pela macrodrenagem, a água será lançada para o destino final: um dos corpos hídricos da cidade, como o mar, o Rio Matinhos ou os afluentes com o Rio Milome.

Canaletas vão ajudar no escoamento da água em Matinhos

No campo da microdrenagem, o ponto-chave para aprimorar o escoamento é a instalação de canaletas com tampas removíveis. A aplicação dessas estruturas com formato de U (na base e nas laterais) já apresentou resultados positivos para o município.

“No ano 2000 nós já instalamos canaletas desse tipo em duas avenidas de Caiobá, e elas funcionaram muito bem. Elas possuem um custo um pouco maior de implantação, mas também aumentam a declividade em 60 cm, tornando o escoamento bem mais rápido e eficiente. Por isso replicamos esse modelo”, explica o diretor de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do IAT, José Luiz Scroccaro.

Apesar do custo inicial maior, as canaletas em U proporcionam uma economia maior para o dinheiro público a longo prazo.

O novo sistema de microdrenagem, que terá 25 quilômetros das novas canaletas, começou a ser incorporado em Matinhos em maio, com gasto de R$ 39,2 milhões. Essa parte da obra encontra-se 6,13% concluída, com as intervenções concentradas na Rua Ponta Grossa, na Avenida Atlântica (nos trechos entre as ruas Ponta Grossa e Antonina e entre as ruas Antonina e Ceciliano Tavares) e na Rua Paranaguá.

Já com relação à macrodrenagem, as intervenções estão sendo realizadas desde junho do ano passado no canal da Avenida Paraná no bairro do Tabuleiro, em Caiobá. Um trecho de 1,5 quilômetro do canal está sendo alargado para minimizar a quantidade de água que chega ao Rio Matinhos e, assim, reduzindo as cheias.

O projeto está 67% concluído e prevê deixar o canal com sete metros de largura, em concreto formatado como um U (na base e nas laterais), aumentando a velocidade do escoamento e diminuindo o nível de alagamento. O gasto é de pouco mais de R$ 10 milhões.

Obra na Orla de Matinhos

As intervenções de micro e macrodrenagem fazem parte das obras de revitalização urbanística da Orla de Matinhos, que atingiu os 80% de conclusão e deve ser entregue para a população até o segundo semestre de 2024. Alguns moradores chegaram a dizer para a reportagem da Tribuna sobre o abandono de parte de obra. Relembre aqui!

Além do sistema de drenagem, as obras contemplam serviços de engorda da faixa de areia por meio de aterro hidráulico, melhoria da pavimentação asfáltica, o replantio da restinga nativa e a recuperação de vias urbanas.

As intervenções serão feitas ao longo de 6,3 quilômetros entre o Morro do Boi e o Balneário Flórida. Em uma segunda etapa, ainda sem previsão de data, será recuperado o trecho de 1,7 quilômetro entre os balneários Flórida e Saint Etienne.

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