Nova sinalização nos radares de Curitiba

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Placas e faixas fosforecentes já estão dispostas em onze pontos da cidade.

Os motoristas mais atentos já perceberam mudanças nos radares em Curitiba. É que a Prefeitura aproveitou o feriado de Carnaval para começar a implantar a nova sinalização dos aparelhos na cidade. Na primeira etapa foram sinalizados onze equipamentos que ficam em vias de acesso nas entradas da cidade. Até o final de fevereiro, todos os demais 110 pontos de fiscalização eletrônica de velocidade devem passar pelo mesmo processo.

Segundo a Prefeitura, a nova sinalização é resultado de uma série de estudos voltados a garantir a segurança no trânsito sem armadilhas para os motoristas. Para melhorar a identificação dos radares, está sendo refeita tanto a sinalização vertical (placas) quanto horizontal (no asfalto). A nova sinalização consiste na pintura em amarelo dos postes onde estão colocados os radares, a colocação de três faixas na cor verde-limão no asfalto (aproximadamente 200 metros antes do local) e a instalação de placas na lateral da via com os dizeres "Segurança 60 km/h – esta via é monitorada por radar". A sinalização já existente será mantida. Para o médico Raul Wessmein, que foi multado em duas ocasiões por radares, a sinalização, além de deixar o radar muito bem visível, é uma ação correta. "O motorista não tem mais desculpa se receber uma multa. Acabou a história da "indústria da multa", acredita. A estudante Camila Lima discorda da nova sinalização. Para ela, que nunca foi multada, mostrar onde estão instalados os radares diminui o caráter fiscalizatório dos equipamentos. "Se a pessoa vai ser avisada do radar, era mais prático colocar lombadas eletrônicas", opina.

Os novos alertas já podem ser vistos no radar da Rua Lothário Meissner, nos quatro equipamentos da Avenida das Torres, nos três radares da Rua Martin Afonso, na Avenida Mário Tourinho e na Rua Eduardo Sprada. Segundo a Urbanização de Curitiba (Urbs), o cronograma de instalação da nova sinalização pode atrasar se houver muitos dias de chuva, pois as faixas verde-limão são feitas de um material que só pode ser aplicado no asfalto totalmente seco.

Desativados

Também foram desativados os radares considerados pela Prefeitura como "arapucas", ou seja, equipamentos em locais escondidos que facilitavam o registro de infrações. Durante o feriado, seis pontos tiveram os equipamentos desligados. Cada local foi sinalizado com uma faixa indicando "radar desativado".

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