Móveis e peças antigas vão a leilão hoje

O Instituto Pró Cidadania de Curitiba (IPCC) faz hoje o 5.º Leilão de Móveis Restaurados e Peças Antigas. Serão ofertados 143 lotes, formados por móveis restaurados e em pátina. Os demais são discos antigos em vinil, radiolas, máquinas fotográficas, brinquedos, relógios cucos e máquinas de escrever. Os recursos serão destinados aos programas da Fundação de Ação Social (FAS).

Também serão colocados à venda lotes formados por telas de renomados artistas brasileiros, como Fernando Calderari e Jamir Déia, com pinturas de pontos turísticos de Curitiba e do artista Manassés de Andrade Santos. Não haverá preço mínimo para os lotes, à exceção das telas, cujo lance inicial será divulgado na hora do pregão. O leilão será apregoado em quatro parcelas, sem juros, e o pagamento será feito através de cheques.

O leilão, aberto ao público, será na Casa Klemtz (Rua Carlos Klemtz, 523, Bosque da Fazendinha, bairro Portão). Os lotes poderão ser visitados a partir das 9h até o horário do leilão, que começa às 15h.

O leilão da FAS já é uma tradição. “Os móveis que serão leiloados foram doados pela comunidade, através do telefone 156, do Disque Solidariedade”, explica a presidente do IPCC, Marina Taniguchi. As peças passaram por avaliação de especialistas e foram selecionadas a partir de critérios como qualidade, história, modelo e design.

Destaques

Um balcão em imbuia em estilo colonial com entalhe é um dos destaques do leilão. Construído em madeira maciça no século XIV, as gavetas do centro eram utilizadas para guardar toalhas de linho e, as portas laterais, reservadas para as bandejas de prata. Uma verdadeira raridade. Destaque também para uma grande casa de bonecas, totalmente mobiliada com móveis em miniatura. Para os mais religiosos, o leilão irá oferecer um oratório em pátina que já vem com a imagem de São José, padroeiro dos marceneiros.

Tem também telefones antigos, radiolas, máquinas fotográficas, rádios, mesas de centro, jogos de jantar, camas de casal, armários, cristaleiras e diversas opções que estarão à disposição dos interessados.

Todos esses móveis foram doados pela população e restaurados ou recuperados por alunos do Liceu das Artes e do Restauro da Casa Klemtz. “Pessoas da comunidade aprendem, com professores contratados, a arte do restauro. Esses móveis que serão leiloados são fruto deste trabalho, de grande repercussão social, já que contribui para a formação profissional de pessoas da comunidade”, afirma a presidente da FAS.

Voltar ao topo