Um efetivo de 2.500 profissionais atuará nos shows do Verão Maior Paraná que iniciam nesta sexta-feira (9) em Matinhos e Pontal do Paraná. O esquema de segurança, apresentado pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp) na quinta-feira (8), envolve ações integradas de todas as forças para garantir a tranquilidade dos veranistas e turistas.
A operação abrangerá todo o entorno das arenas, com bloqueios nas ruas próximas e fiscalização em pontos estratégicos. De acordo com o secretário Hudson Leôncio Teixeira, o efetivo será distribuído desde os acessos até a chegada ao local dos shows, além de bloqueios para evitar congestionamentos e assegurar a segurança no deslocamento do público.
Para a primeira noite de eventos em Matinhos e as atividades diurnas em Pontal do Paraná, a expectativa é que aproximadamente 200 mil pessoas compareçam. O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jefferson Silva, destacou que haverá reforço de efetivo vindo da capital, incluindo tropas especializadas, além da utilização de recursos tecnológicos como helicópteros, drones e um sistema de câmeras instaladas nos locais dos eventos.
Prevenção e atendimento ao público
O Corpo de Bombeiros posicionará guarda-vidas a cada 60 metros ao longo da área isolada do show em direção ao mar, trabalhando na orientação e prevenção de possíveis incidentes. Já a Polícia Civil ampliará seu efetivo para ações de inteligência e prevenção, disponibilizando ainda unidades móveis para atendimento direto ao público.
O planejamento contempla também pontos de controle do fluxo de veículos, presença do Batalhão de Choque, cavalaria, policiais à paisana, plataforma móvel de observação e distribuição de pulseirinhas de identificação para o público. Polícia Penal, Polícia Científica e Defesa Civil também integram a força-tarefa, que mantém monitoramento constante das condições climáticas para emissão de alertas à população quando necessário.
Manda pra Tribuna!
Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉



