MEC descredencia cursos no Paraná

Três cursos de pós-graduação de universidades paranaenses foram descredenciados pelo Ministério da Educação (MEC), na quinta-feira, por meio da avaliação trienal feita pelo órgão. São eles: o mestrado de Direito da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o mestrado e doutorado de Medicina e Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e o mestrado profissional de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Os cursos apontados na lista, divulgada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), não podem mais receber matrículas. Ao total, foram reprovados 39 programas de pós-graduação em todo o Brasil, de um total de 2.257 analisados. Os cursos descredenciados tiveram conceito um ou dois na escala que vai até sete, o que os classifica como não-recomendados. Os cursos paranaenses reprovados tiveram conceito dois.

Nenhum curso do Paraná obteve o conceito máximo (sete). Os melhores colocados no Estado, com conceito seis, foram Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (UEM); Zo-otecnia (UEM); Ciências – Bioquímica (UFPR) e Direito (UFPR).

Em nota divulgada pela UEM, o diretor de pós-graduação, Carlos Alberto Scapim, afirmou que a reprovação do mestrado em Direito é uma situação temporária e que a UEM vai encaminhar ao MEC uma proposta de reestruturação. ?A proposta inclui contratação de novos professores para o curso, já que muitos docentes se aposentaram nos últimos anos, o que influiu no resultado?, diz a nota. Representantes da UFPR e da UEL não foram encontrados pela reportagem para comentar a avaliação.

Diplomas

O diretor de avaliação da Capes, Renato Janine, tranqüilizou os estudantes que estão cursando esses programas, garantindo que seus diplomas serão validados. O problema estaria para novos alunos que possam ser admitidos pelas instituições, que não teriam o diploma reconhecido pelo MEC. As instituições de ensino superior (Ifes) que tiveram seus programas descredenciados e quiserem abrir outros cursos devem enviar proposta à Capes até março de 2008.

De acordo com o MEC, a avaliação, comparativa, leva em consideração a publicação de artigos científicos, o requerimento de novas patentes e o impacto dos cursos sobre o setor produtivo. A lista completa de todos os cursos pode ser conferida no site da Capes (www.capes.gov.br), por meio do link ?Resultado Final da Avaliação Trienal 2007?.

Voltar ao topo