Material informativo sobre DSTs e aids nas fronteiras do País

Na próxima semana, o Programa Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e Aids começa a distribuir material informativo sobre a prevenção nas regiões de fronteira do território nacional. O folder destaca o respeito à diversidade e à orientação sexual.

Segundo o coordenador adjunto da Assessoria de Cooperação Internacional do Programa Nacional de DST e Aids, Mauro Teixeira, o material, que disponibiliza textos em português e espanhol, é o primeiro feito em parceria pelos dez países que compõem o Mercosul.

Teixeira conta que, dentro da informação de prevenção, o folder também destaca o respeito aos direitos humanos e a não discriminação quanto à orientação sexual. Para ele, essa ação integrada entre os países é um grande avanço contra o preconceito. ?Com uma ação articulada entre os países é possível otimizar os recursos e ser mais efetivo tanto na prevenção das DSTs como no combate ao preconceito.?

Teixeira ressalta que o Brasil tem conseguido controlar a doença. Segundo ele, em 2000 eram cerca de um milhão de soropositivos. Hoje o número de infectados não passa de 600 mil.

Colombo

Na última semana, os defensores da diversidade sexual tiveram uma vitória significativa. Depois de ser demitido da Prefeitura de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, o servidor público Carlos Alberto Honório deve voltar hoje ao serviço, graças a uma determinação judicial.

O servidor entrou com uma ação contra a Prefeitura porque, segundo ele, a administração foi preconceituosa quanto a sua opção sexual quando foi demitido, em 2001. A Justiça determinou a recontratação do servidor, além de estipular indenização por danos morais no valor de R$ 5 mil.

Segundo o advogado dele, João Natal, o servidor deve receber os salários referentes aos cinco anos e sete meses que esteve parado e mais as vantagens a que teria direito, como férias e 13.º salário.

A Prefeitura de Colombo confirmou que Honório inicia hoje seu trabalho no setor de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde do município.

Voltar ao topo