Mapas e dados cartográficos do Paraná já estão na internet

O Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG) já pôs à disposição mapas e informações cartográficas do Paraná em seu endereço eletrônico (www.itcg.pr.gov.br). Quase 400 cartas topográficas, que representam o relevo paranaense em diversas escalas, já podem ser consultadas, junto com 90 mapas que abordam temas como tipos de solo, formação geológica e características climáticas.

O presidente do Instituto, José Antônio Peres Gediel, destacou que a divulgação dos mapas em meio eletrônico tem como objetivo contribuir com o trabalho desenvolvido por pesquisadores, prefeituras, cooperativas, Organizações Não-Governamentais e outros segmentos que utilizam estes dados na elaboração de planejamentos e propostas.

?Nossa intenção é ampliar o número de materiais disponibilizados em meio digital. Em breve teremos cerca de 25 mil fotos áreas de todo o Estado neste acervo virtual que servirá como fonte de pesquisa sobre o território paranaense?, adiantou.

O material pode ser consultado por meio de um cadastro que dá acesso a cartas topográficas rasterizadas (cartas escaneadas) ilustrando divisas municipais e fotografias aéreas do litoral paranaense, por exemplo. Os mapas podem ser copiados ou reproduzidos nos formatos de arquivo SHP (shapefile), DXF (Drawing eXchange Format), PDF (Adobe Acrobat), JPG (imagem) e TIFF (imagem).

O diretor de Geociências do ITCG, Fernando Canesso, ressaltou que a disponibilidade do material em meio digital era uma demanda da sociedade agora começa a ser suprida. ?Essa demanda surgiu depois da execução do mapeamento do território brasileiro ainda na década de 60, quando os mapas disponíveis eram apenas em papel. Com os avanços da tecnologia e a democratização da informação, tornou-se cada vez mais necessário oferecer esta alternativa de acesso às informações públicas?, concluiu.

No endereço eletrônico ainda podem ser consultadas informações sobre cartografia social, clima, mapeamento cartográfico sistematizado, recursos hídricos, unidades territoriais, uso da terra e vegetação.

Voltar ao topo