Mais uma quadra da Riachuelo será entregue nesta semana

As equipes da Prefeitura vão terminar nesta semana as obras das calçadas de mais uma das quadras da rua Riachuelo, no trecho das Tobias de Macedo e São Francisco, no Centro.

A obra faz parte da revitalização da rua, que também receberá novo asfalto e nova iluminação, entre as praças Generoso Marques e 19 de Dezembro. “A reforma da Riachuelo faz parte do plano de revitalização do Centro e ajuda no resgate da memória da cidade”, disse o prefeito Beto Richa.

O trabalho das equipes é de colocação da lajota de cor vermelha, uma nova marca visual para identificar a rua Riachuelo. O piso é antiderrapante, e está sendo preparado para receber a nova rede de iluminação pública.

O secretário municipal de Obras Públicas, Mario Tookuni, afirmou que as equipes estão trabalhando em ritmo acelerado. “A meta é aproveitar os dias de sol e recuperar os dias atrasados por causa das chuvas de janeiros”, disse Tookuni.

A recuperação da Riachuelo está mobilizando equipes das concessionárias de telefonia, de dados, saneamento e de tevês a cabo, que estão trocando as suas redes subterrâneas. Nos trechos das novas calçadas, as concessionárias não poderão fazer obras pelo período cinco anos, a não ser em casos emergenciais.

A revitalização inclui a despoluição visual e sinalização turística para pedestres. Com a revitalização, ficarão integradas as ruas Riachuelo, São Francisco, Barão do Serro Azul e praças centrais, como a Generoso Marques e Tiradentes, e o centro histórico do Largo da Ordem.

No primeiro trimestre deste ano, o trabalho será concentrado no lado esquerdo da via, indo até a rua Inácio Lustosa. Depois as equipes farão o lado oposto. A revitalização da Riachuelo é bem aceita pelos comerciantes.

O comerciante Halim Drgham, proprietário de uma chapelaria desde 1972, está contente com a obra. “Estou contagiado com as melhorias, que, inclusive, estou com planos de reformar a minha loja”, contou.

Para Halim, o antigo visual da Riachuelo comprometia as vendas. “A rua tinha um aspecto ruim para os clientes que, com o passar do tempo, deixaram de frequentá-la. Agora, pessoas que não apareciam há muito tempo, voltaram a fazer compras por aqui e estão ansiosas para ver a cara nova que a rua vai ganhar”.

O vice-presidente da Associação dos Moradores e Comerciantes da Riachuelo, Chain Jaber, espera reflexos positivos com as mudanças. Dono de loja na região há 25 anos, Jaber afirma que os últimos 15 anos foram terríveis.

“Ficamos parados no tempo. O consumidor recuperou a confiança na Riachuelo”, diz. Jaber argumenta que a inauguração do novo Paço Municipal, em março deste ano, deu novo fôlego à via. “Houve uma melhora nas vendas”, afirmou.