Mais de 55 mil inscritos para o vestibular da UFPR

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) deve divulgar esta semana o número oficial de inscritos ao vestibular 2009. Até às 16h de ontem, prazo final para preencher os formulários de inscrições na internet, a UFPR já havia contabilizado mais de 55 mil inscritos.

Porém, este número pode mudar para menos, uma vez que muitos estudantes preenchem o documento mas não pagam a taxa depois, o que confirmaria a inscrição. Até a última sexta-feira, 22 mil pessoas tinham pago a taxa de R$ 72 nos bancos e casas lotéricas.

O Núcleo de Concursos, porém, estima que a quantidade de inscritos seja um pouco maior do que no ano passado, quando 42.079 estudantes fizeram o vestibular. As provas da primeira fase do concurso estão marcadas para o dia 16 de novembro à tarde.

A segunda fase deve ser realizada nos dias 7 e 8 de dezembro, também na parte da tarde. Segundo a assessoria da UFPR, o ensalamento estará disponível no site do Núcleo de Concursos (www.nc.ufpr.br) a partir do dia 10 de novembro. Segundo o núcleo, este documento deve ser impresso pelos candidatos.

Este ano, duas novidades marcam o vestibular da UFPR. A primeira é a inclusão de uma vaga por curso para pessoas deficientes. Esta vaga é extra, e não está incluída nas vagas que já existem.

Outra novidade é o aumento de 1.105 novas vagas distribuídas em 21 novos cursos. No total são 5.204 vagas. O sistema de cotas continua o mesmo: 20% das vagas destinadas a estudantes oriundos de escolas públicas e 20% para negros.

Novo reitor

Quem entrar na UFPR no ano que vem vai participar da gestão do novo reitor, Zaki Akel Sobrinho, eleito em consulta popular realizada no dia 10 de setembro. Ontem, a Comissão Paritária de Consulta, responsável pelo pleito, homologou o nome de Akel para a reitoria. Não foram registrados recursos com relação ao seu nome.

Porém, a comissão recorreu da decisão da Justiça Federal de dar o direito ao voto para todos os funcionários da Fundação da UFPR (Funpar). A liminar foi dada no dia 9 de setembro. Antes da liminar, apenas os funcionários da Funpar lotados no Hospital de Clínicas (HC) é que tinham direito ao voto.

Depois da liminar, todos eles passaram a ter o mesmo direito. Segundo o presidente da Comissão Paritária, Antônio Néris, essa questão não interferiu na homologação do nome do professor Zaki para a reitoria.

Segundo Néris, a comissão está tentando agendar uma reunião com o Conselho Universitário (Coun) para amanhã. A idéia é antecipar a homologação do nome do novo reitor pelo Coun, que em princípio está marcada para o dia 30 de setembro. Só depois disso é que uma lista tríplice será enviada ao Ministério da Educação (MEC), que deve nomear o reitor.