Litoral registra mais locais poluídos

O décimo boletim de balneabilidade com a avaliação da qualidade da água nas praias do litoral paranaense divulgado ontem indica que 24 dos 48 pontos avaliados pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) estão poluídos. Seis novos locais passaram a ser considerados impróprios para banho e em dois pontos houve melhora na qualidade da água.

Os locais que se tornaram impróprios para banho foram: em Guaratuba, no início da Praia Central e na Rua Generoso Marques; em Caiobá, 200 metros à esquerda do Canal Caiobá e 100 metros à esquerda do restaurante Panorâmico; e na Ilha do Mel, na praia de Encantadas, a 250 metros do trapiche. Em Antonina, o ponto localizado na Ponta da Pita voltou a ser considerado poluído.

Em Guaratuba houve melhora na qualidade da água na praia de Caieiras, em frente ao CPPOM. O outro ponto que também passou a ser considerado satisfatório foi em Matinhos, em frente ao Mercado de Pescados.

Média

O critério utilizado pelo IAP para a análise da balneabilidade é a média de resultados obtida durante três semanas. Segundo Rasca Rodrigues, presidente do IAP, o número de pontos impróprios para banho está alto por causa da grande freqüência de turistas nas praias do Paraná no período avaliado. “O aumento no fluxo de visitantes e as chuvas fizeram com que houvesse esse impacto no resultado divulgado”, disse Rasca.

Rasca acrescentou que a chuva causa o transbordamento do esgoto acumulado em fossas e valetas no período de estiagem, contribuindo com a contaminação da água. “O que estava dentro das fossas transborda, misturando esgoto com água de boa qualidade”, disse.Risco

A avaliação é feita nos locais com maior risco de contaminação por esgotos domésticos. “Essas áreas podem conter agentes transmissores de doenças como gastroenterite, infecções e doenças de pele. Em águas muito contaminadas há o risco de se contrair hepatite A, cólera e febre tifóide”, explicou o presidente do IAP.

De acordo com Rasca, esta não é uma situação pontual e deverá continuar ocorrendo enquanto houver um grande número de turistas. “Com a chegada do Carnaval, porém, a expectativa é de que aumente o número de locais poluídos”, completou.

O presidente do IAP destacou ainda que haverá uma intensificação na distribuição dos boletins de balneabilidade no litoral durante o feriado de Carnaval. Nos locais impróprios para banho, uma equipe do IAP foi destacada para fazer a conscientização dos banhistas. Placas indicando a qualidade da água estão fixadas nos pontos monitorados pelo IAP. Os boletins também podem ser acessados através do site www.pr.gov.br/iap.

Voltar ao topo