Liquidação provoca correria às lojas

Centenas de pessoas acordaram cedo ontem em todo o Paraná para aproveitar liquidações relâmpago promovidas por lojas de departamento. Os estabelecimentos Magazine Luiza, Mercado Móveis, Dudony, Multiloja, entre outros, abriram suas portas às 5h e colocaram à venda produtos em exposição e de estoque com até 70% de desconto.

Na porta das cinco lojas Magazine Luiza, em Curitiba, – nas ruas Emiliano Perneta, Pedro Ivo, Marechal Floriano Peixoto e duas na Marechal Deodoro – dezenas de clientes começaram a formar fila já no início da manhã de sexta-feira.

As cem primeiras pessoas que chegaram receberam senhas para entrar. Quando as lojas abriram, porém, muito empurra-empurra e gente correndo na tentativa de encontrar móveis, brinquedos, eletroeletrônicos e eletrodomésticos baratos. ?Colocamos mais de cinco mil itens em promoção e, uma hora e meia depois que as portas foram abertas, grande parte deles já havia sido vendida?, revelou o gerente da Magazine da Rua Emiliano Perneta, Ronaldo Chaiben. ?Para atender aos consumidores, além de nossos 25 funcionários fixos, contratamos outros quinze free-lancers. Para garantir a segurança dos clientes, contratamos dez seguranças particulares e solicitamos ajuda da Polícia Militar?.

Os clientes chegavam acompanhados de amigos e parentes. Andavam apressados pelas lojas e, quando encontravam o que procuravam, se agarravam aos produtos para evitar que outras pessoas os pegassem. Acompanhada da mãe, do filho de seis anos, de tios e sobrinhos, a comerciante Creyse Aparecida Germano chegou à loja às 23h de sexta-feira e passou a madrugada na fila.

Às 6h de ontem, ela já havia adquirido um carrinho de bebê, três edredons, panela de pressão, criado mudo, faqueiro, banheira de bebê e um aparelho de som. ?Vou gastar uns R$ 800. Se os produtos não estivessem em promoção, calculo que gastaria mais do que R$ 1,2 mil?, afirmou.

Algumas pessoas não tiveram a coragem de madrugar em frente à loja, mas também conseguiram comprar o que desejavam. É o caso da dona de casa Rose de Souza, que saiu às 5h15 do município de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e encontrou a loja já aberta, às 5h40. Ela comprou uma TV por R$ 450 e um DVD por R$ 349.

Na saída, mais uma batalha

O transporte dos produtos adquiridos era por conta dos clientes. Por isso, depois da madrugada mal dormida e da batalha para agarrar os produtos mais baratos antes dos companheiros de fila, os consumidores ainda tinham que se virar para levar as compras para casa. Rose de Souza, por exemplo, esperava que os sobrinhos chegassem à loja para carregar a televisão. O DVD ela mesma levou de ônibus.

A supervisora de arrecadação Suzana Moro, grávida de quatro meses, tentava levar berço, colchão, edredon, carrinho de bebê, TV e travesseiros em uma saveiro. Cansada de tentar, em vão, ajeitar as coisas no veículo, ela ligou para o marido e solicitou que ele levasse uma carreta. ?É difícil levar as coisa para casa, mas acho que mais difícil ainda é passar a noite na fila. Estou pregada e ainda tenho que trabalhar, mas valeu o esforço?. Suzana estava feliz por ter pago R$ 289 em um carrinho de bebê que normalmente custa R$ 600.

O engenheiro de computação Fabrício Mereniuk obteve 50% de desconto em um armário de R$ 300. O complicado foi transportar o produto desmontado dentro do porta-malas de um Fiat Uno. ?O preço do armário estava bom. Vale a pena o esforço de carregá-lo para casa?, falou.

Esse foi o décimo primeiro ano consecutivo que a rede Magazine Luiza promove a liquidação, que teve duração de seis horas. No ano passado, a liquidação movimentou cerca de R$ 15 milhões.

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