Afonso Pena

Liberada licença ambiental para obras no Aeroporto

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) expediu a licença de instalação para a execução das obras de ampliação do pátio de aeronaves e do estacionamento de veículos do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Segundo o secretário da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, não há mais impedimento ambiental para o andamento das obras no terminal. “A parte que compete ao Estado está resolvida”, disse.

Ele destacou que a agilização dos processos de licenciamento é essencial para a preparação do Paraná para a Copa do Mundo, uma das prioridades da secretaria, e para o bom funcionamento do maior terminal paranaense. “Provamos que dá para ser ágil quando se trabalha em equipe, com uma força-tarefa”, afirmou.

Para o superintendente da Infraero no Paraná, Antonio Pallu, a licença representa uma parte importante no processo de melhoria e modernização do Afonso Pena. “Cumprimos esta etapa com celeridade, de acordo com as necessidades de aparelhamento da infraestrutura aeroportuária”, disse. “O rápido licenciamento do IAP foi possível graças ao ambiente colaborativo que prevalece no Estado.”

O licenciamento para as obras de adequação operacional do aeroporto avaliou o cumprimento de etapas como o Relatório Ambiental Simplificado, Plano de Recuperação de Áreas Degradadas e a atualização dos planos de gerenciamento de resíduos sólidos e líquidos.

O Paraná conta atualmente com 40 aeroportos e aeródromos públicos mantidos por administrações municipais e pela Infraero. O número de passageiros nos aeroportos públicos paranaenses cresceu 204% nos últimos 15 anos, com um movimento de cerca de seis milhões de passageiros.