Libanês busca inspiração no turismo curitibano

A experiência curitibana na área do turismo será levada para o Líbano, no Oriente Médio. O vereador Gamal Khazaal, da cidade de Hermael, Norte do país, que nasceu no Brasil, esteve em Curitiba até o último fim de semana visitando a cidade e autoridades municipais. O que mais chamou sua atenção foram os parques e calçadões.

Hermael, como Curitiba, é um importante ponto turístico. Ela conserva belezas naturais e um riquíssimo patrimônio arqueológico, herança ainda do período romano e bizantino. A idéia de Gamal é conhecer o que a capital têm feito para fomentar o turismo e adaptar a realidade local.

Em 10 dias na cidade, o que mais chamou sua atenção foram os parques e calçadões fechados para pedestre. “Existe respeito ao pedestre”, disse. Entre os pontos turísticos, um dos que mais gostou foi o Jardim Botânico. Já existe até um projeto naquele país para criar uma praça ou parque em homenagem a Curitiba, com direito à árvore símbolo do Estado, a araucária.

A visita à Câmara de Vereadores semana passada foi o primeiro passo para uma cooperação entre as cidades. Em breve, o vereador Paulo Salamuni deve visitar o Líbano para definir como pode ser feita a integração.

Gamal nasceu no Rio Grande do Sul e aos 2 anos de idade foi para o Líbano. Esta é a primeira viagem que faz ao Brasil e aproveitou para conhecer os parentes. Ele diz que em Hermael há entre setenta e oitenta famílias brasileiras que têm grande influência na cidade, por isto ela é considerada uma cidade “brasileira”. Na última Copa, 90% da população carregava a bandeira do Brasil.

Segundo Gamal, o Líbano atravessa uma fase pacífica desde 1990 quando a guerra civil acabou. Só o Sul do país ainda continua dominado por militares israelenses.

Voltar ao topo