Leitos do HC estão fechados por falta de profissionais

Dos 547 leitos do Hospital de Clínicas (HC), 76 estão fechados por falta de profissionais, principalmente da área de enfermagem (técnicos e enfermeiros). A unidade de saúde admite que o déficit de servidores é de aproximadamente 600 pessoas e não há previsão para concurso público. A falta de funcionários atinge 21 dos 60 serviços prestados. O sindicato que representa a categoria comanda greve hoje.

A UTI adulto-cirúrgica foi reformada e equipada há dois anos e não recebeu nenhum paciente. O HC alega que como não tem funcionários, é impossível colocar o espaço em funcionamento. “A prioridade é manter os demais serviços de urgência e emergência já instalados em funcionamento”, afirma a nota enviada ao Paraná Online. O hospital também nega que a UTI neonatal esteja recebendo quantidade menor de bebês do que a capacidade. Os 25 leitos existentes estão ocupados.

Acordo fechado entre o hospital e o sindicato dos funcionários, em 1985, reduziu a jornada de vários trabalhadores de 40 horas para 30 horas semanais e isso causaria perda de 25% na mão de obra. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral do Estado do Paraná (Sindtest PR), não é esse o motivo para falta de profissionais.

Terceirização

A presidente do Sindtest, Carla Cobalchini, afirma que é preciso realizar concurso público para contratação de mais servidores, mas isso não ocorre como forma de represália do governo federal. O sindicato protesta hoje contra a terceirização e privatização do hospital e pedir melhorias na saúde e educação. Carla disse ainda que essa manifestação servirá como termômetro para saber se novas paralisações serão realizadas no mês que vem.