Automobilismo

Piloto do Paraná morre após capotar carro em campeonato de arrancada

Fotografia em primeiro plano fechado do tipo autorretrato (selfie) de um jovem homem adulto, enquadrado do pescoço para cima, olhando diretamente para a câmera. Em primeiro plano, o jovem possui pele clara, rosto de formato oval, cabelos castanho-escuros curtos e sobrancelhas marcadas. Ele apresenta olhos claros, barba rala por fazer desenhando o maxilar e o queixo, além de lábios entreabertos em uma expressão neutra e séria. Na parte inferior esquerda do enquadramento, observa-se a gola de uma camiseta cinza-clara. Ao fundo, sob iluminação frontal uniforme que projeta uma sombra suave à esquerda da imagem, destaca-se uma parede lisa e plana em tom cinza-neutro.
Jovem estava competindo em Santa Catarina. Foto: Reprodução/Redes sociais.

Um jovem piloto de 29 anos morreu após capotar o carro que conduzia no Campeonato Interestadual de Arrancada promovido no último domingo (27), no Autódromo de Mafra (SC). O mecânico Alex Czaica era morador de Rio Negro, na fronteira do Paraná com Santa Catarina.

Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram a largada da competição. Depois, o veículo, uma Volkswagen Saveiro, capotou e pegou fogo. Não há informações sobre o motivo do acidente.

Segundo informações do portal catarinense ND Mais, Alex foi socorrido ainda no autódromo para ser levado a um hospital, mas não resistiu aos ferimentos. O piloto deixou pais, irmãos, namorada e sobrinhos. O sepultamento ocorre nesta segunda-feira (28) no Cemitério Municipal de Rio Negro.

O Autódromo de Mafra publicou uma nota de pesar em relação ao ocorrido. “Alex deixa sua marca no automobilismo e será lembrado pelo amor à velocidade, pela paixão pelas pistas e pelos momentos compartilhados com amigos e companheiros desse esporte. Neste momento de profunda dor, manifestamos nossos sentimentos à família, aos amigos e a toda a comunidade do automobilismo”, diz o comunicado.

A “arrancada” é uma espécie de corrida em que os veículos largam lado a lado, em uma pista reta, com o objetivo de cruzar a linha de chegada no menor tempo possível. Os motores costumam ser modificados para um desempenho elevado no intervalo de poucos segundos.

Nos dias 26 e 27 de setembro, o Autódromo recebeu a 4ª Etapa Final do Campeonato Interestadual de Arrancada 2026 e a final da Copa Mafra e Paraíso de Arrancada de Motos 2026.

A Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina (Fauesc) informou à Tribuna do Paraná que o evento foi realizado sob sua supervisão e que está nesse momento em Mafra, “junto ao clube promotor, prestando toda a assistência necessária para o momento”.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias do estado do Paraná!
Seguir no Google