Irati prepara-se para a 27.ª Festa do Pêssego

Irati – Será no dias 3, 4 e 5 de dezembro, no Parque Aquático e de Exposições Santa Terezinha, em Irati, que acontecerá a 27.ª edição da Festa do Pêssego. O tradicional evento encerra o calendário festivo anual do município e comporta, na sua estrutura, outras festas e promoções que foram sendo gradativamente anexadas ao evento principal. É o caso da 15.ª Festa do Borrego no Rolete, o prato típico de Irati, que atrai apreciadores de todo o sul do Brasil e da 10.ª Festa Nacional da Cerveja Caseira, confirmando Irati como a cidade que mais consome lúpulo o ingrediente básico da bebida – em todo território nacional. Também durante os três dias das festas, ocorrem simultaneamente a 5.ª Feira de Sabores, agregando pratos típicos e gêneros alimentícios in natura e industrializados de toda região, e o 4.º Salão de Negócios, uma espécie de vitrine para o empresariado local, regional e de vários pontos do País, expor seus produtos e serviços.

Eventos em parceria

Já é a 27.ª edição da Festa do Pêssego, lançada em 1978, como forma de valorizar e estimular a fruticultura iratiense, incentivando a diversificação da propriedade e abrindo perspectivas de incremento financeiro às famílias dos produtores. Estão apoiando e trabalhando neste evento a Asfrutir (Associação dos Fruticultores de Irati e Região), Prefeitura Municipal de Irati, governo do Paraná, Aciai (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Irati), Paraná 12 Meses, Seab (Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento) e Emater (Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural).

Produção

Segundo Meroslau Kolicheski, secretário Municipal da Agricultura e presidente da Aafrutir, atualmente em Irati são 32 os produtores que cultivam as variedades de pêssego "Ouro", "Chimarrita", "Coral", "BR-1" e "Chiripá", em uma área plantada de 24 hectares. Isso representa mais de 12.000 pés do fruto apenas em Irati. A estimativa de colheita neste ano é de aproximadamente 140 mil quilos, destinados ao abastecimento do mercado local e regional, como também comercializado em outras praças mais distantes. Destes, 10 mil quilos são destinados exclusivamente à festa. Serão oferecidos ao público também os subprodutos do pêssego.

Voltar ao topo