Portão

Ipem lacra bombas em posto de combustíveis

Após denúncia, o Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem) lacrou ontem as bombas do posto de combustíveis Palladium, localizado em frente ao shopping de mesmo nome, no Portão. Segundo o órgão, os responsáveis pelo estabelecimento alteravam o funcionamento de um componente dos equipamentos – chamado “epron” – para reduzir o pagamento de tributos.

De acordo com o gerente de fiscalização metrológica do Ipem, Ivo Ribeiro, os motoristas que abasteceram no local não foram prejudicados. “Este mecanismo de resetamento era feito para diminuir os impostos cobrados nas bombas. Isto não lesava o consumidor e nada tem a ver, por exemplo, com o esquema de adulteração do Cleber Salasar, onde os consumidores eram prejudicados”, afirmou. Ele se refere à fraude descoberta em janeiro de 2012, que consistia na utilização de controle remoto para controlar a vazão do combustível e, com isso, fornecer menos material do que era apontado na bomba.

Defesa

Ribeiro informou que as bombas do Posto Palladium ficarão lacradas até que sejam regularizadas. Os donos serão notificados para apresentar defesa prévia e posteriormente autuados, com aplicação de multa. Conforme o Ipem, o valor ainda será calculado. Se for constatada reincidência, a punição é maior. Segundo o gerente, não há informações que outros postos usem deste mesmo artifício.