Invasão preocupa moradores do Novo Mundo, em Curitiba

A invasão de um terreno localizado na Rua Deputado Waldemiro Pedroso, nas proximidades da Avenida República Argentina, vem assustando a população do bairro Novo Mundo, em Curitiba. A área invadida pertence à construtora Cidadela e é anexa ao conjunto residencial Vila Bella II. Ontem, moradores do condomínio conversaram com a reportagem de O Estado, mas por questões de segurança não quiseram que seus nomes fossem divulgados. Nessa reportagem, serão identificados apenas pelas profissões e pelos cargos que ocupam.

Os invasores começaram a se instalar no terreno há exatamente uma semana, no feriado de 15 de novembro. Segundo o síndico do condomínio, a área invadida seria utilizada para a construção de novos blocos de apartamentos e de um salão de festas que seria utilizado pelos moradores do Vila Bella II. Porém, em 1999, as obras foram embargadas e o terreno permaneceu desocupado. ?O problema é que não há muro que separe o conjunto residencial do terreno. Se quiserem, os invasores podem transitar livremente pelo condomínio. Desde que eles se instalaram, não fico mais tranqüila ao ter que deixar meus filhos de 12 e 13 anos de idade sozinhos em casa?, disse uma das moradoras.

De acordo com ela, desde que a invasão começou as pessoas que vivem no Vila Bella II também têm evitado abrir as janelas de seus apartamentos e mesmo sair de casa sem necessidade. Entretanto, os maiores problemas são verificados à noite, quando são escutados gritos, brigas, conversas altas e assovios.

?Até tiros já ouvimos. Na última sexta-feira, eu estava chegando em casa, por volta da meia-noite, e ouvi dois disparos vindos da invasão. Minha esposa ficou assustada?, afirmou um enfermeiro que mora no conjunto.

O síndico do condomínio declarou que entrou em contato com responsáveis pela Cidadela e que foi informado que seria pedida reintegração de posse do terreno. Um funcionário da construtora, por telefone, confirmou a informação.

Voltar ao topo