Inclusão e exclusão social em foco

Verificar o processo de inclusão e exclusão social, com foco na discriminação. Este é o mote de uma pesquisa que está sendo desenvolvida por 18 universidades de países do Mercosul, que compõem o Núcleo de Integração para Educação da Associação de Universidades Grupo Montevideo, em parceria com Cátedra Inovações Pedagógicas na Educação Superior da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciências e Cultura (Unesco). O primeiro livro fruto do trabalho – Educação, Inclusão e Exclusão Social: Contribuições para o debate – será lançado hoje em Curitiba. O trabalho está sendo coordenado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A pesquisa iniciou há dois anos e meio com todos os servidores da UFPR. Segundo a coordenadora da pesquisa e doutora em matemática pela Unicamp, Ettiène Guérios, a sociedade dentro da universidade representa o universo externo, já que é possível encontrar todos os tipos de classes sociais e de culturas. Antes de tabular os dados da pesquisa, os estudiosos resolveram construir um referencial teórico para poder analisá-la.

?Para que se possa fazer um trabalho de inclusão é preciso ter noção da complexidade do processo de exclusão. E só um estudo multidisciplinar pode analisar isso?, explica a doutora em Psicologia da Educação pela PUC-SP, Tânia Stoltz. O livro conta com 13 autores. Outros dois livros ainda devem ser lançados pelo Núcleo de Estudo: outro teórico e um terceiro sobre o resultado da análise da pesquisa feita na UFPR. A intenção dos pesquisadores a partir daí é criar trabalhos contínuos de inclusão, que geram mudanças de comportamento.

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