IAP divulga novo boletim de balneabilidade no Litoral do Estado

O décimo boletim de balneabilidade do litoral do Estado, divulgado ontem pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), manteve os resultados da semana passada. Desde a última análise, apenas pontos de Caieiras e Prainha, em Guaratuba, são indicados para banho, de um total de 43 locais inspecionados na orla marítima paranaense.

Dessa vez, o boletim aponta piora na qualidade das águas dos rios do litoral do Estado. Dos cinco locais analisados, três estão próprios para banho. São eles: Marumbi e Porto de Cima, em Morretes; e Nunes, em Antonina.

Já a Ponta da Pita (Antonina) e Centro de Morretes ainda são considerados impróprios para banho. A mudança ocorreu apenas no rio Nhundiaquara, no centro de Morretes, que na semana anterior era considerado próprio para banho pelo instituto e, dessa vez, é apontado como impróprio.

De acordo com o IAP, para um local ser considerado próprio, pelo menos 80% das amostras coletadas nas últimas cinco semanas devem apresentar até 800 Escherichia coli (E.coli) por 100 mililitros de água.

Será impróprio quando a última amostra apresentar mais de duas mil bactérias por 100 mililitros ou mais de 20% das amostras apresentarem acima de 800 bactérias por 100 mililitros.

Para alertar os banhistas, todos os locais considerados impróprios são sinalizados com barracas de diferentes cores pelo IAP, que recomenda, ainda, que seja respeitado o limite de 100 metros para cada lado da sinalização, quando o local não for indicado para banho.