Já imaginou a estrutura necessária para abrigar um equipamento radioativo? O hospital Santa Casa de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, está construindo um bunker para poder abrigar um acelerador linear de última geração que atua no tratamento contra o câncer.

continua após a publicidade

Avaliado em US$ 2 milhões, o equivalente a aproximadamente R$ 12 milhões, o equipamento é considerado inédito na América do Sul. O local foi especialmente projetado para abrigar a estrutura, com paredes de até dois metros de espessura, capazes de conter a radiação emitida durante as sessões.

De acordo com o hospital, o aparelho representa um avanço significativo no tratamento da doença, ao permitir que doses de radiação sejam direcionadas com precisão ao tumor, preservando os tecidos saudáveis ao redor. A tecnologia conta com inteligência artificial e, entre os benefícios oferecidos por ela estão: maior eficiência, segurança e conforto aos pacientes.

O equipamento é considerado inédito na América do Sul. Foto: Divulgação

Centro de Radioterapia da Santa Casa

O espaço está sendo construído dentro de uma nova estrutura da Santa Casa, no terreno do antigo Hospital Evangélico. Ele será chamado de Centro de Radioterapia da Santa Casa.

continua após a publicidade

De acordo com o hospital, a obra é viabilizada por meio de um convênio firmado com a Itaipu Binacional, que tem sido uma parceira na expansão e modernização dos serviços de saúde da região.

Com a chegada do novo acelerador linear e a criação do Centro de Radioterapia, a nova unidade terá capacidade para mais de sete mil consultas e mais de dois mil procedimentos por mês em pacientes de 28 cidades da região.

continua após a publicidade