Horário de verão afeta ritmos biológicos

Enquanto para algumas pessoas o horário de verão representa a oportunidade de aproveitar melhor o dia, para outras significa um verdadeiro suplício. No próximo domingo, quando os relógios deverão ser adiantados em uma hora com o objetivo de minimizar o consumo de energia, muita gente sentirá de forma negativa os impactos da mudança.

Segundo pesquisadores que estudam o funcionamento dos relógios biológicos, o horário de verão pode afetar de maneira distinta pessoas matutinas (que dormem e acordam cedo) e vespertinas (que dormem e acordam tarde). Estas normalmente são as que mais têm dificuldades de adaptação. ?O horário de verão nos obriga a adiantar em uma hora os nossos ritmos biológicos. Os vespertinos já possuem uma tendência a atrasar os seus relógios biológicos. Por isso, acabam exibindo um comportamento mais tardio quando comparados aos matutinos. Muitos vespertinos estão no limite de sua capacidade de adiantar os seus ritmos para se ajustar aos horários de escola e trabalho. Em algumas pessoas, este ajuste pode levar semanas?, comenta o professor do departamento de fisiologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Fernando Louzada.

Fernando: ?Ajuste demorado?.

Ao contrário do que se pode acreditar, o que determina se uma pessoa é matutina ou vespertina não são apenas os horários impostos pela rotina profissional e de estudos. O professor explica que as pessoas já nascem com uma tendência de acordar e dormir mais cedo ou mais tarde. Esta é influenciada por genes, sendo alguns já identificados. Por isso, aos vespertinos, as dificuldades de adaptação ao horário de verão são normais e podem ter como conseqüência aumento da sonolência diurna e redução da atenção.

Para evitar tudo isso, Fernando diz que é indicado informar o relógio biológico, localizado no sistema nervoso, que o dia tem que começar uma hora mais cedo. ?A melhor informação é a luz. Aumentar a exposição à luz nas primeiras horas do dia é a alternativa mais indicada. Muitas vezes isso é um problema, pois as pessoas são obrigadas a acordar antes do dia nascer. Neste caso, acender as luzes pela manhã para deixar a casa o mais iluminada possível pode ajudar.?

Histórico

O horário de verão surgiu na Inglaterra em 1907, por iniciativa do construtor londrino William Willet. Foi ele quem deu início a uma campanha para reduzir o consumo de luz artificial, propondo o adiantamento dos relógios em vinte minutos aos domingos no mês de abril e o atraso, também de vinte minutos, aos domingos do mês de setembro. No Brasil, o horário de verão foi estabelecido em 1931. Atualmente, cerca de setenta países o têm em seus calendários. 

Voltar ao topo