Educação

Volta às aulas no Paraná é planejada em comitê instalado pelo Governo

Reunião no Palácio Iguaçu para a criação do comitê que vai administrar a volta às aulas no Paraná. Foto: Guilherme Flores/Casa Civil

O governo do Paraná instala nesta sexta-feira (26) um comitê para planejar a voltas às aulas no estado. A comissão será composta pelas secretarias de Educação, Casa Civil e Planejamento. A ideia é montar um plano único para o retorno dos alunos em todo Paraná. As aulas estão suspensas desde 16 de março por conta da pandemia do coronavírus.

LEIA MAIS: Com bandeira laranja, só os serviços essenciais podem abrir no fim de semana em Curitiba

Ainda sem data prevista, a ideia é que as aulas sejam retomadas em duas etapas, seguindo modelos de outros países. Uma delas com turmas menores, para manter o distanciamento entre os estudantes, e a outra de um retorno híbrido, mesclando aulas presenciais e não presenciais.

“A data de retorno é uma decisão que está muito focada na área da saúde, que vai orientar quando as aulas presenciais poderão ser retomadas. Já o comitê vai nos ajudar a definir como isso será feito, os protocolos a serem adotados na alimentação e no transporte, por exemplo, que são momentos de maior aglomeração, e os melhores modelos para as aulas”, explicou o secretário da Casa Civil, Guto Silva.

Em São Paulo, apesar do aumento de casos de covid-19, o governo estadual já anunciou o retorno presencial de toda a rede de ensino, tanto pública como privada, para o dia 8 de setembro.

Alunos migram para rede pública

As escolas vão precisar se adequar aos novos padrões de distanciamento que serão implementados pelo comitê. Uma das preocupações é com o aumento de alunos, já que segundo o governo estadual, 8.523 alunos migraram do ensino particular para o público.

LEIA AINDAVacina contra gripe é liberada para toda população em Curitiba

“Se de fato esses alunos permanecerem no ensino público após a pandemia, vamos ter que fazer um novo redimensionamento de salas de aula, professores, funcionários e, claro, do orçamento da educação”, acrescentou o chefe da Casa Civil.


A Tribuna precisa do seu apoio! 🤝

Neste cenário de pandemia por covid-19, nós intensificamos ainda mais a produção de conteúdo para garantir que você receba informações úteis e reportagens positivas, que tragam um pouco de luz em meio à crise.

Porém, o momento também trouxe queda de receitas para o nosso jornal, por isso contamos com sua ajuda para continuarmos este trabalho e construirmos juntos uma sociedade melhor. Bora ajudar?


Voltar ao topo