Ônibus superlotados

Frota é reduzida pela metade e irrita passageiros

Moradores do Conjunto Apolo e região, em São José dos Pinhais, estão revoltados com o transporte coletivo. A frota de ônibus que circula na linha Curitiba/Apolo, entre o bairro e o Terminal Guadalupe, teve drástica redução desde a semana passada. A justificativa da Comec é a baixa demanda fora dos horários de pico, mas os usuários não aceitam a desculpa. Eles reclamam que os veículos estão quase sempre cheios e a mudança está afetando outras linhas, que ficaram com os ônibus superlotados.

O leitor Ricardo Lisicki procurou o Paraná Online para relatar o drama enfrentado por quem usa a linha todos os dias. “É uma vergonha. Essa linha atende uma região que cresceu muito nos últimos anos. Eu e muita gente vamos reclamar através de e-mail, telefone e, se nem assim resolver, vamos falar com os vereadores, prefeitos, governador e até a Dilma (Rousseff) se for o caso. Podem ter certeza que não vamos calar!”, promete.

Sufoco

A nova tabela de horários da linha, fixada nos ônibus pouco antes da mudança, mostra redução de 50% nos veículos. Dos 20 horários apontados até a semana passada, 12 foram excluídos e apenas dois acrescentados. As alterações ocorreram também em momentos de grande movimento, como o começo da manhã e o início da noite. Quem embarca no ponto final do Conjunto Apolo, por exemplo, não encontra mais transporte em horários como 6h48, 8h10, 18h55 e 20h.

No Terminal Guadalupe, os usuários estão inconformados. “É uma sacanagem. De manhã só tem ônibus de meia em meia hora e sempre lotados. Quem trabalha cedo ou sai da aula à noite está se lascando e a linha Curitiba/Urano está ficando sufocada”, diz o zelador Aparecido dos Santos, que mora no Conjunto Dona Rosa e pega o ônibus todos os dias, de manhã e no começo da noite.

Fim de semana sem transporte

Marco André Lima
Zuleide: processo

A Comec informa que a população não está desassistida nos horários suprimidos. O órgão orienta a utilização do alimentador Iná/Apolo/Aviação, que atende o Conjunto Apolo através do Terminal Afonso Pena. Mas os usuários não concordam com a alternativa. “Para ir até o terminal demora muito, quase uma hora a mais”, diz a estudante Érika Feltrin. “Eu não ligo de ir até lá, mas que coloquem mais alimentadores, porque hoje é muito demorado”, reclama o professor Luiz Carlos de Melo.

Algumas pessoas já planejam manifestações e pretendem procurar a Justiça. “Uma hora o povo vai reagir, porque é falta de respeito”, aposta a telefonista Maria Zuleide de Morais. “Na quarta-feira vou até a Promotoria do Consumidor de São José dos Pinhais verificar os procedimentos para entrar com ação contra a empresa de ônibus”, diz José Luiz Catini, morador do Conjunto Apolo. A linha Curitiba/Xingu também teve alteração nos horários e deixou de circular nos fins de semana. A Comec diz que a medida está sob avaliação e novas mudanças podem ocorrer, inclusive a retomada da tabela original.

Voltar ao topo