Frio diminui de intensidade no Paraná

Apesar de as temperaturas continuarem baixas, a massa de ar polar que atingiu o Paraná com intensidade nos últimos dias começa a se dissipar. Com isso, os termômetros, que chegaram a marcar 0ºC na madrugada de quarta-feira em Curitiba, ficaram ontem pela manhã na casa de 5º. A presença de sol em boa parte do dia também contribuiu para melhorar a sensação térmica de quem saiu às ruas.

Para os próximos dias, o Instituto Tecnológico Simepar prevê a chegada de uma frente fria, que traz instabilidade e pancadas de chuvas isoladas entre a madrugada e a manhã de sábado. Em compensação, a passagem do fenômeno pelo litoral vai dissipar a massa de ar polar, elevando as temperaturas. Na capital, a previsão é que no sábado as temperaturas cheguem a 20ºC.

Porém, as madrugadas continuarão geladas, já que as mínimas previstas para os próximos dias na capital devem variar de 4ºC a 7ºC. De acordo com a meteorologista do Simepar, Ana Beatriz Porto, não há previsão de geadas até domingo. Se ocorrerem, será de forma isolada e com baixa intensidade.

Na próxima semana, com a chegada de uma nova massa de ar polar, as temperaturas voltam a cair e as geadas vão ocorrer de maneira mais forte e em todo o Estado.

O frio dos últimos dias é explicado pela passagem de três massas de ar polar consecutivas. ?A partir da segunda quinzena de abril é natural a chegada de massas de ar frio, acompanhadas de geadas?, disse o meteorologista Lizandro Oliveira Jacobsen, do Simepar. Segundo ele, o tempo normal para que esse tipo de fenômeno se dissipe é de uma semana.

Inverno na média

Os paranaenses, acostumados com os últimos dois invernos, que foram mais amenos, vão ter de tirar as blusas do armário este ano. A estação deve ser bem mais rigorosa do que em 2005 e 2006. ?Estes anos foram atípicos, com os termômetros ficando bem acima do chamado normal. Em 2007, as temperaturas devem ficar na média histórica do período?, afirmou Lizandro. ?A tendência é de ser um inverno bem típico do Paraná, também com um maior número de geadas?, completou.

Outro fator comum nos invernos, os chamados ?veranicos?, períodos curtos quando as temperaturas sobem, devem ocorrer mas não com a mesma intensidade e duração dos últimos dois anos. ?Em 2005 e 2006 tivemos veranicos com períodos de 15 a 20 dias de calor. Este ano, eles devem ser bem mais curtos e amenos?, afirmou. O inverno começa no dia 21 de junho, às 15h08.

Voltar ao topo