Foz do Iguaçu passará a se chamar Foz do Iguassu

O que antes parecia um erro crasso de ortografia, está prestes a ser oficializado. Na manhã de ontem, a Câmara Municipal de Foz do Iguaçu aprovou a mudança do nome da cidade para Foz do Iguassu. Na sessão, foram computados oito votos favoráveis e quatro contra. Apesar de contar com um prazo legal de 60 dias para sancionar a lei, o prefeito Paulo Mac Donald Ghisi já adiantou que tão logo a ata chegue à Prefeitura, a sanção será feita. ?Acredito que em quatro ou cinco dias a lei já esteja sancionada?, afirma o prefeito, que se diz totalmente favorável à mudança.

Famosa pelo potencial turístico, decorrente das belas paisagens cujo expoente se traduz nas Cataratas do Iguaçu, a mudança de nome está diretamente relacionada aos turistas. Como a cedilha é um sinal gráfico pouco conhecido na maioria dos idiomas, a intenção é tornar o nome da cidade mais fácil de ser encontrado, especialmente por meio da internet. Desse modo, Foz poderá ser mais facilmente conhecida pelos turistas estrangeiros. ?Isso vai garantir melhor retorno na divulgação da cidade, uma vez que o turismo é a principal fonte da economia de Foz do Iguaçu?, afirmou Djalma Pastorello (PSDB), autor do projeto aprovado.

O vereador e ex-secretário de Turismo, Neuso Rafain (PMDB), se colocou favorável à aprovação da proposta. Segundo ele, isso vai tornar mais fácil trabalhar a divulgação da cidade no exterior. ?Essa é uma discussão que se arrasta há mais de oito anos e agora finalmente chegou a hora de a Câmara tomar uma iniciativa?, concluiu.

O prefeito Paulo Mac Donald também ressalta a importância relacionada ao turismo e acredita em um incremento no volume de estrangeiros que visitam as belezas naturais de Foz. ?É uma mudança importante para a globalização no nome da cidade, ao passo que também representa um resgate histórico, já que a grafia do município, originalmente, tem os dois ?esses??.

O valor histórico citado pelo prefeito foi usado como reforço no discurso para a aprovação do projeto por Pastorello, já que o primeiro nome da cidade foi Vila Iguassú, em 1914. Em 1918, o município passou a se chamar Foz do Iguassu. A grafia acabou sendo alterada em 1940 devido à mudança ortográfica firmada entre Brasil e Portugal.

Antes da sessão de ontem, que durou quase quatro horas, o tema provocou amplo debate na sociedade, com direito a uma audiência pública convocada pelo vereador Geraldo Martins (PT), líder do movimento contrário ao projeto. Além dele, votaram contra o projeto Tadeu Madeira (PSB), Chico Brasileiro (PCdoB) e Braiz de Moura (sem partido). O vereador Professor Sérgio de Oliveira (PMDB) não esteve presente na sessão e Neuso Rafain, Valdir de Souza, o Maninho (PMDB), Djalma Pastorello, Nanci Andreola (PDT), Pedro Hsu (PTB), Valentin Gustavo da Silva (PRP) e Hermógenes de Oliveira e Beni Rodrigues (sem partido) aprovaram a mudança do nome.

Voltar ao topo