Fogo destrói 4,5 hectares de ilha

Um incêndio atingiu, no último fim de semana, 4,5 hectares da Ilha Peruzzi, no Rio Paraná. A ilha, terceira maior do arquipélago fluvial com trezentas ilhas e ilhotas que formam o Parque Nacional de Ilha Grande, na divisa do Paraná com Mato Grosso do Sul, é composta em sua maior parte por vegetação de várzea.

O incêndio, que começou no sábado, foi controlado durante a manhã de ontem.

A Ilha Peruzzi teve 70% de sua vegetação destruída. Segundo a diretora do parque, Maude Joslin Mota, as perdas com incêndio desse tamanho são incalculáveis. “O dano principal é para pequenos e médios animais e para a vegetação, que leva tempo para se recompor”, lamentou.

O parque é uma área de responsabilidade federal, por tanto, protegida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Novo foco

Conforme a assessoria do Ibama, no meio da tarde, após um sobrevôo feito pela Defesa Civil no local, foi descoberto mais um pequeno foco de incêndio. Cerca de dez pessoas, das cinqüenta que formavam as brigadas contra-incêndio, e haviam voltado ao continente pela manhã, retornaram à ilha. No fim da tarde, o resquício do incêndio foi definitivamente apagado.

Os motivadores do incêndio ainda não foram descobertos. Uma equipe de peritos irá analisar a situação para detectar como iniciou o sinistro.

O parque não era vítima de um incêndio de tamanha grandeza desde 1999.

Por serem comuns os incêndios na época de estiagem, o governo do Estado e o Ibama trabalham com o Plano Estadual de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Previflor) entre os meses de julho e novembro. Por ele, o Estado é monitorado 24 horas por dia, via satélite, para verificar alterações de temperatura e acionar o rápido atendimento.

Voltar ao topo