Fogo ameaça Parque de Ilha Grande

Um incêndio destrói desde o início da tarde de domingo a Ilha do Bandeirante, uma das componentes do Parque Nacional de Ilha Grande, na divisa do Paraná com Mato Grosso do Sul. O fogo ainda não havia sido controlado até o fechamento dessa edição. De acordo com as informações do tenente Douglas Martim Konflanz, da Defesa Civil, mais de 1.000 hectares, ou 50% da vegetação da ilha, já tinham queimado até a tarde de segunda-feira.

"Se não fosse pelos ventos fortes, já teríamos controlado o incêndio", explica Konflanz. O fogo começou na parte norte da ilha, por volta do meio-dia.

Segundo o analista ambiental Paulo Roberto Machado, que faz parte da direção do parque, cerca de 20 homens estavam no local na tarde de ontem ajudando no combate ao fogo, entre eles bombeiros vindos de Umuarama, equipes do Ibama, policiais florestais, voluntários e a brigada de incêndio do parque. "Durante a noite de domingo para segunda havíamos controlado o fogo, que ficou limitado até a BR-487, mas ventos fortes pela manhã fizeram com que o incêndio se alastrasse", explicou. A ilha é cortada por essa rodovia, que liga o Paraná ao Mato Grosso do Sul, e a expectativa dos bombeiros é que ela servisse como aterro, bloqueando o fogo.

Outro agravante é o difícil acesso aos locais onde se encontram os focos do fogo, prejudicando o trabalho dos bombeiros. Nem Machado nem a Defesa Civil conseguiram prever até quando pode durar o incêndio. Há risco dele se alastrar para outras ilhas do arquipélago, ameaçando ainda mais a fauna do parque. Ainda não se sabe o que iniciou o fogo, mas faz muito calor na região. De acordo com o Simepar, deve chover no local apenas na quarta-feira. Para hoje era esperado máxima de 30ºC e ventos moderados.

O parque pertence aos municípios de Vila Alta, São Jorge do Patrocínio, Altônia e Icaraíma, todos no Paraná, e Mundo Novo, Eldorado, Naviraí e Itaquiraí, no Mato Grosso do Sul.

O arquipélago é formado por cerca de 200 ilhas, medindo no total 78 mil hectares. A Ilha Grande é a maior, com 40 mil hectares. O maior incêndio no parque aconteceu em 1989, quando foram queimados 80% da vegetação da ilha que dá nome ao parque. Em 2003, outro incêndio foi registrado na Ilha Grande. Nessa ocasião, o fogo destruiu pelo menos 2,5 mil hectares de mata.

Voltar ao topo