Festa do São Lourenço agita a região

Centenas de estudantes e moradores deram ontem um abraço simbólico no lago do Parque São Lourenço, e fizeram o seu repovoamento com 5 mil peixes. O ato fez parte do início da 5.ª Festa do São Lourenço, que acontece até amanhã. Barracas de comidas típicas, doces, artesanatos e presentes estão à disposição dos visitantes. O evento ajuda a Associação de Moradores e Amigos (AMA) do bairro a manter 40 projetos de ação comunitária.

O presidente da entidade, César Paes Leme, explica que o repovoamento do lago faz parte de um programa de despoluição das trinta nascentes do Rio Belém, cujas águas chegam ao parque. Ele está sendo realizado com alunos de 30 escolas da região há três anos, com previsão de mais sete para alcançar seu objetivo. “Nós queremos chamar a atenção para que o parque seja sempre preservado. Com o nosso trabalho, conseguimos diminuir a poluição do lago em 70% nesses três anos. Temos a comprovação da Sanepar, que faz testes constantes”, afirma. De acordo com ele, a empresa de abastecimento também está percorrendo casas da região para verificar as ligações de esgoto clandestinas, que acabam afetando o local. O projeto da AMA do São Lourenço se estende até o limite do bairro com o Centro Cívico.

Outro projeto lançado pela associação nesta semana é a Festa do Pinhão em 2025. A cada mês serão plantadas 30 mudas de araucária, que renderão frutos daqui a alguns anos. “Estamos marcando um compromisso com os 3 mil amigos do bairro que vivem em 18 países e com os 6 mil moradores para que voltem e marquem presença na festa daqui a 21 anos”, comenta Leme.

Durante a feira, os visitantes também poderão participar de atividades de manutenção de saúde, oficinas de artesanato, recreação, peças de teatros e apresentações de circo, além de desfrutar da paisagem e ar puro do parque. A seção de gastronomia e comércio de artesanato vai acontecer semanalmente, a partir de agora, todo sábado, das 10h às 17h.

Voltar ao topo