Expedição começa na Semana do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado na quarta-feira, 5 de junho, e nesta terça-feira (4) foi aberta oficialmente em Curitiba a programação da semana que irá marcar a data. No Salão de Atos do Parque Barigui, o secretário municipal de Meio Ambiente, Renato Lima, falou sobre o redirecionamento que está ocorrendo em todas as ações da cidade, em busca do desenvolvimento sustentável. Uma expedição que vai percorrer os rios de Curitiba também começa nesta semana do Meio Ambiente.

“A programação que preparamos para a semana demonstra simbolicamente um conjunto amplo de iniciativas reais que já estão acontecendo”, afirma o secretário. Ele explica que há mais de 40 projetos em andamento na pasta, todos com foco na sustentabilidade. “Entre os exemplos estão a inserção da discussão sobre os temas na Rede Municipal de Ensino e a transformação dos parques da cidade em centros de sustentabilidade”, cita.

Nesta semana será feito o lançamento de um caminhão de coleta de lixo movido a gás, além de seminários de sustentabilidade e reuniões temáticas, Maratona Infantil e Juvenil da Sustentabilidade, lançamento do programa Veterinário-Mirim, visitas guiadas ao cemitério municipal São Francisco de Paula, entre outras atividades.

Na quarta-feira (5), das 14h às 15 horas, haverá uma conversa online em tempo real – twitcam – com o prefeito Gustavo Fruet, secretário Renato Lima e equipe da Secretaria do Meio Ambiente, chamando o público para discutir as questões ambientais da cidade.

Na solenidade de abertura da Semana do Meio Ambiente também estavam presentes a secretária municipal da Educação, Roberlayne Roballo; o deputado estadual Raska Rodrigues, o presidente do Instituto de Previdência dos Servidores de Curitiba (IPMC), Wilson Mokva, a presidente da Curitiba S/A, Clarice Tanaka e outras autoridades, além de superintendentes e diretores da Secretaria do Meio Ambiente.

Monitoramento dos rios

No sábado (08)será feito o lançamento do projeto que irá percorrer os cinco principais rios da cidade. “O desafio é monitorar a qualidade da água e colher informações sobre a diversidade do entorno dos rios Atuba, Belém, Passaúna, Iguaçu e Barigui”, explica o secretário.

É uma parceria entre Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e o pesquisador e escritor Eduardo Fenianos, o Urbenauta. “Há três meses estamos trabalhando no planejamento deste projeto”, informa Lima.

O lançamento oficial da ação será às 10 horas, no Parque Barigui. A navegação dos rios, comandada por Fenianos, terá início segunda-feira (10). Segundo o Urbenauta, um dos destaques da expedição, que irá percorrer mais de 160 quilômetros de rios, será o uso da tecnologia. “Tudo poderá ser acompanhado, através de transmissões de vídeos online”, antecipa.

Ele explica que, conforme os rios forem navegados, sementes e mudas de árvores nativas serão plantadas em suas margens com o objetivo de recompor sua mata ciliar. A escolha das sementes e mudas foi feita pelas equipes do Museu Botânico Municipal e do Horto Municipal.

Com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente e da UFPR, a água dos rios navegados será analisada e os relatórios entregues aos órgãos competentes para que ações de prevenção e despoluição sejam tomadas. Todo o trajeto terá o acompanhamento da Polícia Ambiental do Paraná que aproveitará a expedição para ações de fiscalização.

A flora e a fauna da região também serão estudadas, com relatórios fotográficos sobre os animais encontrados ao redor dos cinco grandes rios que formam a bacia hidrográfica de Curitiba.

Feira de Serviços

Durante toda a semana, quem passar pelo Parque Barigui, no estacionamento em frente ao Salão de Atos, poderá participar de uma grande mostra de serviços. No local, a população tem acesso a informações e explicações sobre todos os serviços e ações promovidos pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

“A feira reúne todos os serviços num mesmo local. Eu vim até aqui e já resolvi duas dúvidas no mesmo momento”, comenta o representante comercial Teodoros Raftopoulos. Ele pediu informações sobre a arborização em via pública do bairro onde mora, a Vila Isabel, e sobre o descarte correto de óleo de cozinha usado.

“Estou levando um cronograma com a coleta de lixo tóxico na minha região e também fui orientado sobre o plantio de árvores em via pública, o que deve ser solicitado à Secretaria do Meio Ambiente”, explica o representante comercial.

Entre outros serviços, quem for até o local poderá conhecer o Programa de Monitoramento da Qualidade da Água dos Rios, lançado pelo departamento de Recursos Hídricos e Saneamento.

“Na prática, mapeamos toda a rede de coleta e tratamento de esgoto da cidade e estamos enviando um aviso a todos os imóveis que estão irregulares e que terão 60 dias para regularizar a situação”, conta a diretora do departamento, Marlise Jorge. Quem for à feira de serviços, poderá verificar qual a situação do seu endereço.

Os departamentos de Produção Vegetal, Parques e Praças, Gestão de Risco, Serviços Especiais, Pesquisa e Monitoramento, Limpeza Pública, Pesquisa e Conservação de Fauna e Educação Para Sustentabilidade também estão com atividades abertas ao público. A feira prossegue até o sábado (8), sempre das 9h às 17 horas, com entrada gratuita.

Voltar ao topo