Exercícios físicos na medida certa e sem gastar

Quando o assunto é exercícios físicos, a questão financeira fica mais complicada, já que as academias da cidade podem custar de R$ 80 a R$ 250 por mês. No entanto, é plenamente possível realizar uma atividade física sem gastar um tostão.

Em Curitiba, o cidadão tem a possibilidade de utilizar as academias ao ar livre, espalhadas em mais de 70 pontos da cidade. De acordo com a educadora física e personal trainner, Letícia Chueh, nesses aparelhos é possível trabalhar diversas musculaturas e ainda queimar calorias para perder peso. “Tem que focar nos aparelhos aeróbicos, que queimam mais calorias”, diz Letícia.

Em aparelhos de focam as movimentações de pernas e braços, a personal trainner afirma que é importante manter os cotovelos dobrados e joelhos flexionados. “Essas posições são fundamentais para não haver nenhum tipo de lesão e ainda aumenta o rendimento do exercício em sim. Se perde mais calorias”, revela.

Frequencia

De acordo com Letícia, para perder calorias durante qualquer atividade física é preciso checar qual a sua frequencia cardíaca. A medição dos batimentos cardíacos pode ser feita manualmente ou através de relógios que possuem uma fita torácica com sensores e transmissores.

Quem não tem um frequencímetro pode improvisar medindo a frequência cardíaca com as mãos. Basta colocar os dedos indicador e médio da mão esquerda na artéria radial (região do pulso direito, abaixo do dedão) que é o mais utilizado e contar as pulsações durante 15 segundos e multiplicar por 4.

Cálculo

“Para um atleta entrar na zona de queima de gordura ele precisa saber qual é a frequencia cardíaca máxima fazendo um cálculo de 220 menos a idade. Sabendo isso, para queimar caloria ele tem que manter a média entre 60% e 70% do batimento cardíaco máximo’, afirma. (ES)

Voltar ao topo