Simepar

Estado deve registrar primeira geada do ano

A primeira grande geada do ano deve acontecer amanhã nas regiões de Curitiba, Cascavel, Ponta Grossa e Guarapuava, de acordo com o Instituto Tecnológico Simepar.

Depois da chuva de ontem, os curitibanos vão sentir uma queda brusca nas temperaturas de hoje para amanhã, quando a temperatura mínima chega a 4 ºC, provocados pela passagem de uma massa de ar frio que avança pelo Sul do País.

Com a chegada do frio, o tempo permanece estável, céu claro ou com poucas nuvens durante boa parte dos próximos dias. Hoje as temperaturas ficam entre 13 ºC e 18 ºC em Curitiba e pode continuar chovendo no litoral do Estado.

Na próxima segunda-feira, os termômetros podem marcar 3 ºC na capital e mais geadas aparecem nos Campos Gerais, na região oeste e centro-sul do Estado. O frio permanece pelo menos até a próxima quarta-feira e os valores mais baixos devem ser registrados na região de Guarapuava.

Por lá pode fazer zero grau no domingo e até -1 ºC na segunda-feira. Sábado a noite pode nevar em algumas cidades das serras gaúcha e catarinense, como São Joaquim, Urubici, Urupema e São José dos Ausentes.

Chuvas

As chuvas, decorrentes da frente fria que está passando pelo Paraná, são mais calmas nessa época do ano, sem muito vento ou temporais, diferente do que acontece no verão, segundo informa o meteorologista Reinaldo Olmar Kneib.

De acordo com o Simepar, a chuva de ontem foi mais intensa na região de Curitiba, nos Campos Gerais de no litoral do Estado. Do período da manhã até o final da tarde de ontem foram 39 milímetros de chuva na capital.

Em Antonina, a estação meteorológica do Simepar registrou 25 milímetros de chuva no mesmo período. A precipitação foi significativa também na região oeste, onde foram registrados 34 milímetros de chuva.

A previsão é de que o volume pluviométrico neste mês siga a média histórica, que desde 1999 é de 77 milímetros de chuva. A média do período é mais alta na região de Guarapuava, cuja estação registra uma média de 118 milímetros nos últimos dez anos.