Resgate da história

Empresários criam rede para resgatar o São Francisco

O São Francisco vai ficar movimentado. É o que esperam 26 empresários do Centro Histórico que atuam no ramo de gastronomia, cultura e serviços e, em parceria com o Sebrae e a Fecomercio, criaram uma rede de ação para resgatar a área e destacar a região para os curitibanos e turistas. A Rede Empresarial Centro Histórico já tem três eventos programados para os próximos meses.

A primeira atração será hoje, das 10h às 17h, destinada às famílias. Será o Centro Histórico Divertido em comemoração ao Dia das Crianças. Em dezembro será a vez do Natal no Centro Histórico e para julho do ano que vem está marcado o Festival de Inverno no Centro Histórico. “O objetivo é criar eventos para que o curitibano volte a frequentar a região e que os turistas tenham mais atrativos”, explica a diretora do Solar do Rosário, Lúcia Casillo, integrante da rede. A proposta é fixar estas datas no calendário da cidade e também realizar ações em parceria com outros eventos, por exemplo, o Festival de Música, a Virada Cultural e o Festival de Teatro.

Turismo

Para a consultora do Sebrae, Walderes de Lourdes Bello, a região apresenta potencial turístico importante e é muito procurada pelos visitantes que desejam conhecer a área onde a cidade começou. Por conta disso, a área vem recebendo atenção desde 2008, quando foi revitalizado o entorno do Paço da Liberdade. “É o resgate da história e do Centro Histórico. O importante é pensar antes na cidade e isso passa pelo reconhecimento das pessoas que moram aqui. O evento é para as pessoas que usam outros espaços, mas desconhecem quantas coisas bacanas podem ser visitadas e prestigiadas no Centro Histórico”.

Grupo traça estratégias

Além dos eventos, o grupo também pretende planejar melhorias na região. Para isso se reúne semanalmente e traça estratégias de atividade. “Em grupo o empresário tem força”, avalia Lúcia Casillo. Walderes de Lourdes Bello também destaca a importância da ação coletiva, pensando, inclusive, na preparação para a Copa do Mundo em 2014. “Os empresários viram a oportunidade de melhorar os negócios e sabem que assim conseguem dar visibilidade, atrair as pessoas para a região e conseguir que as parcerias sejam concretizadas. Os resultados só acontecem à medida que se organizam e estabelecem um objetivo comum”, diz.

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