Em Curitiba, comitê antifumo convida população a ir às ruas

Curitiba – O Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Associação Paranaense de Combate ao Fumo e a Associação Médica do Paraná estão convocando a população de Curitiba para que providencie um kit composto de nariz vermelho, roupa colorida, gravata de bolinhas coloridas, flor de plástico que esguicha água, martelo de plástico que faz sons estranhos e um sorriso.

A idéia, de acordo com o médico Jayme Zlotnik, membro do comitê antifumo do HC, é promover hoje (29), Dia Nacional de Combate ao Fumo, a 1ª Palhaçada contra o Fumo, em que os fumantes não serão criticados, mas incentivados a desprezar o cigarro e sorrir para a vida. ?Queremos mostrar que o fumo não tem graça, por isso estamos convocando  todas as pessoas alegres e felizes por não fumar ou por ter deixado de fumar e aquelas que querem parar", disse.

O HC está pedindo que palhaços e  artistas em geral, de escolas, condomínios e associações,  participem da  caminhada, que sairá às 14 horas do hospital em direção à Boca Maldita, no centro da cidade, contra o monstro do mau humor e da doença de fumar. Todos poderão levar bandeiras, faixas, e cartazes.

Em frente ao hospital foi fixada uma faixa com a frase Não fume. Já temos doentes demais.O médico lembrou que segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o tabagismo é responsável por 200 mil mortes por ano no Brasil , uma média de 23 pessoas por hora, e que o consumo de derivados do tabaco causa quase 50 doenças diferentes, principalmente as cardiovasculares (infarto, angina), o câncer e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas (enfisema e bronquite). ?Ao parar de fumar,  o risco de ter essas doenças vai diminuindo gradativamente e o organismo do ex-fumante vai se restabelecendo?.

Voltar ao topo