Doença de Alzheimer já atinge 24 milhões de pessoas

A importância do diagnóstico para o tratamento de pessoas portadoras da doença de Alzheimer e o aumento do número de casos são os alertas que profissionais da saúde fazem hoje, Dia Mundial de Alzheimer. A data também foi instituída como o Dia Nacional da Consciência da Doença de Alzheimer, de acordo com a Lei federal 11.736, publicada em julho desse ano. O Alzheimer, uma doença degenerativa do cérebro, já atinge cerca de 24 milhões de pessoas em todo o mundo.

De acordo com especialistas, a doença deve atingir mais de 81 milhões de pessoas até 2040. Em Curitiba, segundo a Associação Brasileira de Alzheimer no Paraná (ABRAz), apenas a Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho, no bairro Rebouças, atende cerca de dois mil portadores da doença.

Para a presidente da ABRAz, Patrícia Novo, a doença já virou uma questão de saúde pública, devido ao aumento do número de casos. Segundo ela, com o eminente aumento do tempo de vida das pessoas, a tendência é de que hajam mais pessoas suscetíveis à doença. “Como haverá mais pessoas idosas, as próxima décadas deverão, proporcionalmente, apresentar um número maior de portadores do Alzheimer”, afirma.

Patrícia afirma que o diagnóstico precoce é importante para que o tratamento seja mais eficaz. “O Alzheimer é uma doença degenerativa e progressiva. Os atuais medicamentos podem bloquear a evolução da doença, propiciando uma qualidade de vida para o portador”, diz.

Para que a família possa ajudar na identificação da doença, Patrícia diz que é importante observar alterações de comportamento e falhas de memória. “É preciso verificar se isso é progressivo, se vai aumentando. Se esses sinais ficarem evidentes a orientação é de que a família procure um médico que deverá encaminhar o paciente para um especialista neurologista ou geriátrico.”

Patrícia afirma, no entanto, que a melhor opção para lidar com um portador de Alzheimer é o conhecimento. “É preciso saber lidar com as situações”, afirma.
Na segunda-feira, quando começa a Semana do Idoso, a ABRAz vai promover uma avaliação mimental (um pequeno exame psicológico para avaliar o estado mental) para os idosos. O exame será oferecido de forma gratuita.