Dias de fé e celebrações

A missa e a procissão que celebram a paixão e morte de Jesus Cristo devem reunir cerca de 10 mil fiéis hoje em Curitiba. A celebração começa no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, com a liturgia da crucificação.

Em seguida, o povo segue para a Catedral Basílica, onde acontece a adoração da cruz. Ontem houve a benção dos óleos e a missa de lava-pés. Todas as celebrações terminam no domingo com a missa de Páscoa.

Para os católicos, esta é uma das semanas mais importantes do ano. Ontem pela manhã, padres de todas as igrejas se reúnem na Catedral de Curitiba, e participaram da celebração dos santos óleos. É só nesse dia que o arcebispo benze os óleos que serão usados durante todo o ano para a unção dos sacramentos: batismo, crisma e unção dos enfermos. Na celebração, os sacerdotes também renovaram os seus votos.

Foto: Daniel Derevecki

Dom Moacyr na Catedral Basílica.

Para os fiéis, a celebração começou à noite com a missa de lava-pés. Os sacerdotes repetiram o gesto de humildade e servidão ensinado por Jesus durante a Santa Ceia com os seus apóstolos.

Também foi nesta dia que Jesus instituiu a Eucaristia. ?Jesus resume nesse gesto o que Deus espera de nós, que procuremos servir os outros, ser solidários e fazer o bem?, explica o reitor do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padre Dirson Gonçalves.

A Sexta-feira Santa é o único dia do ano em que não se celebram missas no mundo todo. É um dia em que se lembra a crucificação de Jesus. São feitas leituras e a adoração da cruz.

Pelo terceiro ano consecutivo, haverá uma procissão saindo do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro até a Catedral. ?Esperamos reunir este ano mais de 10 mil pessoas?, comenta padre Dirson.

Na Pedreira

Os fiéis também podem assistir ao espetáculo da Paixão encenado há 30 anos pelo grupo Lanteri, que acontece na Pedreira Paulo Leminski hoje, às 19h. São esperadas cerca de 20 mil pessoas. O espetáculo é caprichado. Os cenários, as roupas e a iluminação foram estudados para dar maior veracidade às cenas. Apesar disso, os 1,2 mil atores são amadores. Porém, o público não percebe a diferença e sofre com a crucificação e se alegra com a ressurreição.

Amanhã acontecerá a vigília pascal. Os fiéis rezam enquanto aguardam a ressurreição. As celebrações acontecem à noite com a benção do fogo. ?Cristo ressuscitado é a luz do mundo?, fala o padre Dirson.

Neste dia também é benzido o sírio pascal, que é usado em todas as grandes celebrações ao longo do ano. No domingo é a missa de Páscoa. ?São celebradas missas alegres para comemorar a ressurreição?, diz o padre.

Voltar ao topo