Diário Popular completa 42 anos

No dia 4 de março de 1963, surgia o Diário Popular. O primeiro editorial se propunha a apresentar, ao povo de nossa terra, um jornal que se pudesse manter numa linha de completa independência na apreciação dos fatos, notadamente na época crítica e difícil que presenciamos o nosso País atravessar. Hoje, ao completar 42 anos, o DP mantém o compromisso de fazer um jornalismo sério e com qualidade, mostrando os universos policial, esportivo, social e político do Paraná e do País. As transformações sociais, políticas, econômicas e tecnológicas que ocorreram nesse período no País e no mundo não foram capazes de mudar ou afetar a independência e a imparcialidade do jornal na hora de examinar e divulgar os fatos e batalhar pelas causas paranistas e de seu povo.

O diretor-presidente e fundador do DP, jornalista Abdo Aref Kudri, garante que durante esses anos o jornal não se curvou a ninguém e a nada. ?Aplaudimos, criticamos, fustigamos, homenageamos, elogiamos quando foi preciso, apoiamos as causas justas, mantendo sempre a liberdade de expressão, de divulgar os fatos com imparcialidade?. O jornalista lembra que o DP ajudou a democratizar o País, fator importantíssimo na história. ?O DP tem o prazer de ter colaborado para escrevê-la?.

Uma das maiores revoluções pela qual passou a imprensa, sem dúvida, foi a tecnológica. E o Diário Popular acompanhou cada passo dessas transformações. Nos anos 60, as máquinas de escrever e os linotipos eram os equipamentos das redações e oficinas dos jornais. As letras que formavam os títulos, as legendas e os textos eram colocadas lado a lado, depois prensadas sobre uma chapa de chumbo derretida, formando a matriz necessária para a impressão.

Em 1972, o DP deu um grande salto em termos de qualidade gráfica, com a aquisição de modernas rotativas inglesas. Com os equipamentos, o jornal melhorou a impressão e ampliou a tiragem. O maquinário, além de imprimir qualidade gráfica, também agilizou o processo de confecção do jornal. Na época dos linotipos, os profissionais começavam a compor as matérias às 5 horas da tarde para terminar de madrugada, com a impressão.

Hoje, a rapidez dos computadores e das rotativas modernas encurtou o tempo da publicação da notícia. E com o advento da internet, os fatos praticamente são noticiados quase que em tempo real, com os sites on-line.

Na esteira da globalização e da realidade virtual, o DP lançou seu portal na internet, com o objetivo de divulgar com mais agilidade e a qualquer hora as notícias do Paraná e do Brasil, em tempo real.

Voltar ao topo