Diário Popular comemora 43 anos de existência

?Apresentar ao povo de nossa terra um jornal que se pudesse manter numa linha de completa independência na apreciação dos fatos, notadamente na época crítica e difícil que presenciamos o nosso país atravessar.? Com esta proposta, começou a circular o Diário Popular, em 4 de março de 1963. Nesta data, o jornal chegava com o compromisso de fazer um jornalismo sério e com qualidade, mostrando os universos policial, esportivo, social e político do Paraná e do País.

O editorial da primeira edição alertava que o Diário Popular seria um jornal dinâmico e combativo e estaria vigilante. Prova disso foi a manchete: ?Política e protecionismo na Secretaria de Viação?. A reportagem denunciava sérias irregularidades que estavam sendo cometidas na pasta como, por exemplo, favorecimento de empresas com o dinheiro público. E assim tem sido durante esses 43 anos de atividades.

Imparcialidade

Depois de 43 anos, o editorial de lançamento do DP continua atual. As transformações sociais, políticas, econômicas e tecnológicas que ocorreram nesse período no País e no mundo não foram capazes de mudar ou afetar a independência e a imparcialidade do jornal na hora de examinar e divulgar os fatos e batalhar pelas causas paranistas e de seu povo.

Durante todos esses anos, o jornal não se curvou a ninguém e a nada, garante o diretor-presidente e fundador do DP, jornalista Abdo Aref Kudri.

?Aplaudimos, criticamos, fustigamos, homenageamos, elogiamos quando for preciso, apoiamos as causas justas, mantendo sempre a liberdade de expressão, de divulgar os fatos com imparcialidade.? O DP ajudou a democratizar o País, fator importantíssimo na história. ?Nós temos o prazer de ter colaborado para escrevê-la?, orgulha-se.

Evolução tecnológica

Uma das maiores revoluções pela qual passou a imprensa, sem dúvida nenhuma, foi a tecnológica. E o Diário Popular acompanhou cada passo dessas transformações, dando grandes saltos em termos de qualidade gráfica, com a aquisição de modernas rotativas inglesas. Os equipamentos melhoraram a impressão e ampliaram a tiragem, agilizando o processo de confecção do jornal. Na década de 90, novos equipamentos trariam os novos tempos também à área de composição. Seguindo as mudanças, o laboratório fotográfico recebeu investimentos para equipamentos de revelação em cores. Com a era da fotografia digital, o DP adquiriu modernas máquinas, melhorando a qualidade das fotos impressas no jornal.

Nesses últimos anos, a redação também recebeu computadores, interligados em rede, que possibilitaram a completa informatização, colocando o DP, segundo consultores especializados, entre os mais modernos no setor. Também foi necessária uma reforma na estrutura do prédio, com ampliação das instalações, adequando os setores redacional e gráfico, bem como expressivas modificações que foram da logomarca à modelagem das páginas.

Na esteira da globalização e da realidade virtual, o DP lançou seu portal da internet, com o objetivo de divulgar com mais agilidade e a qualquer hora as notícias do Paraná e do Brasil, em tempo real. O site www.diariopopularpr.com.br tem registrado, desde sua implantação, em setembro do ano passado, um número expressivo de acessos. Em breve, o Diário lançará sua nova página na internet, com várias inovações e novidades.

Voltar ao topo