Dezoito mil toneladas de lixo recolhidas no litoral do Paraná

Pode chegar a 18 mil toneladas o total de lixo recolhido no litoral do Paraná durante a temporada. O relatório da atuação da Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa) na Operação Verão ainda não está fechado -vai incluir os dados de dezembro até amanhã -, mas os resultados da limpeza agradam.

"Estou terminando a temporada me sentindo feliz porque a operação foi um sucesso. Com certeza estamos deixando as praias, áreas públicas e os aterros de Pontal e Guaratuba limpos e em condições para as prefeituras darem continuidade", afirma o coordenador da Suderhsa na operação, Everton Luiz da Costa Souza.

Somente de lixo domiciliar, o recolhido pelos caminhões, nos três principais municípios do litoral, foram mais de 12 mil toneladas. Foram mais de quatro mil toneladas em Pontal do Paraná, outras 4,26 mil em Matinhos e mais de 3,7 mil em Guaratuba. "Se for computar tudo de limpeza pública, incluindo a limpeza das praias, dá em torno de 17 mil a 18 mil toneladas. É bastante. Em relação ao ano passado, cresceu uns 10%. Em 2005, ficou em torno de 16 mil toneladas de lixo recolhido", informa Souza.

Segundo ele, para conseguir dar conta de toda essa demanda foi preciso um "exército". "Nos três municípios atuaram umas 700 pessoas. Só de caminhão tinha oito em Pontal, sete em Guaratuba, outros sete em Matinhos. Foi um contingente bastante grande", cita o coordenador da Suderhsa. Além de deixar o litoral limpo para as prefeituras reassumirem, a Suderhsa interveio também nos aterros, com drenos, limpeza e construção de novas células, com vida útil de até oito anos, para a destinação do lixo. Agora cabe aos municípios cuidarem durante o ano. "Se não cuidarem, podem até ser notificados e multados pelo Instituto Ambiental do Paraná", alerta Souza.

Voltar ao topo