Devoção coloca vida em risco no Pico Paraná

Mais uma pessoa teve que ser resgatada na Serra do Mar. Depois de um grupo de jovens ter pedido socorro no sábado, porque um de seus integrantes estava com hipotermia no Pico Paraná, um homem pediu ajuda, ontem, para deixar seu acampamento. Ele estava sem forças para descer o Morro do Anhangava, por conta de jejum iniciado sábado. O resgate aconteceu por volta das 15h30.

De acordo com informações dos bombeiros, Gilmar Vieira da Silva, 38 anos, informou que estava acampado para “orar e jejuar”. “Mesmo uma pessoa em estado normal de saúde tem dificuldade na descida, bastante íngreme e com riscos de escorregar. Como ele estava sem comer desde sábado, não tinha forças para descer, e estava sozinho”, comentou o primeiro-tenente do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost), Murilo Sinque.

Helicóptero

Para facilitar o resgate, o Gost pediu apoio ao Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar. “Uma guarnição de bombeiros especializados em resgate em montanhas chegou ao cume em apenas 25 minutos”, conta Sinque. A aeronave pousou no Morro da Samambaia, mais plano, para que Gilmar pudesse ser resgatado com mais rapidez. “Eu estava em um local aberto, no meio da chuva e do frio, ia tentar descer sozinho se eles não chegassem, mas poderia ser fatal”, afirmou Gilmar.

De acordo com Sinque, esta foi a terceira ocorrência de resgate na Serra do Mar registrada desde a segunda-feira da semana passada.

Voltar ao topo