Tornado em Rio Bonito do Iguaçu

Defesa Civil atua em 33 municípios para reparar danos causados pelos vendavais

Foto: Defesa Civil do Paraná

Desde o último sábado (8), o Governo do Estado, forças de segurança e agentes municipais trabalham incansavelmente para reparar danos e reconstruir imóveis afetados pelo tornado que devastou a região Centro-Sul do Paraná na noite de sexta-feira (7). O fenômeno climático destruiu quase 90% da cidade de Rio Bonito do Iguaçu e deixou um rastro de destruição em outros municípios, com registro de destelhamentos, danos estruturais em propriedades rurais, pessoas feridas e famílias desalojadas.

De acordo com o relatório elaborado pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (Cedec), além de Rio Bonito do Iguaçu, outros nove municípios da região foram diretamente atingidos pelos fortes ventos: Candói, Cantagalo, Goioxim, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Porto Barreiro, Quedas do Iguaçu, Turvo e Virmond.

No total, 33 municípios paranaenses registraram ocorrências junto à Cedec entre os dias 7 e 8 de novembro. Além dos vendavais, foram relatadas enxurradas e queda de granizo em outras regiões do Estado, como Londrina e Centenário do Sul, no Norte, Guaraqueçaba e Paranaguá, no Litoral, além de localidades no Sudoeste e Noroeste.

Em parceria com as Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (Compedecs), a Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros têm prestado apoio às vítimas e trabalhado na recuperação dos imóveis danificados, enviando materiais de construção, desobstruindo vias e removendo entulhos das residências.

“Logicamente, os principais esforços foram enviados para Rio Bonito do Iguaçu, que teve a situação mais crítica, mas as outras cidades também têm sido acompanhadas de perto pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil”, explicou o porta-voz da Defesa Civil do Paraná, capitão Marcos Vidal da Silva Júnior.

“Estes municípios estão sendo atendidos com todo suporte e documentação necessários, sob acompanhamento do nosso Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres”, informou.

Sistema integrado

Em Turvo, por exemplo, um tornado com ventos de até 200 km/h deixou 21 casas danificadas ou destruídas, principalmente na comunidade rural de Cachoeira dos Turcos. Ao todo, 58 pessoas foram diretamente afetadas, entre feridos, desabrigados e desalojados. A partir de sábado (8), as Compedec e coordenadorias estadual e regional da Defesa Civil uniram esforços para atender às vítimas e entregar telhas na região. Parte dos telhados já foi reparada, e o município não registra mais pessoas desabrigadas.

No Norte do Estado, Centenário do Sul sofreu com um vendaval que danificou 102 casas e afetou mais de 200 pessoas. Para garantir o reparo emergencial das estruturas, a Defesa Civil Estadual autorizou o envio de 500 telhas para apoiar as forças municipais. Já Porto Barreiro, no Centro-Sul, deve receber até mil telhas enviadas pela Defesa Civil Estadual, após o registro de 300 casas danificadas e mais de 2 mil pessoas afetadas.

Manda pra Tribuna!

Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna