Decoração de Natal requer cuidados

O Natal está chegando e muitas pessoas já preparam a decoração de casas, lojas e fachadas. As luzes enfeitam as noites e atraem a atenção de qualquer um. Mas é preciso atenção na hora de montar uma decoração que utilize lâmpadas e outros artifícios com eletricidade. Uma sobrecarga na instalação elétrica e a proximidade com materiais inflamáveis podem causar acidentes. Esses são cuidados que garantem um Natal iluminado e seguro.

O mestre em engenharia de produção, autor de vários livros sobre instalações elétricas e professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Severino Cervelin, enfatiza que o primeiro passo para evitar problemas é verificar o tamanho da instalação elétrica do local. A mesma orientação é repassada pelo relações -públicas do Corpo de Bombeiros, tenente Leonardo Mendes dos Santos. ?É preciso instalar a iluminação de acordo com a capacidade da rede. Muita gente instala enfeites que puxam mais energia do que a rede suporta?, afirma. A conseqüência disso é o super- aquecimento da fiação elétrica, o que pode causar incêndios.

Quem coloca pisca-pisca em árvores de Natal dentro das residências, precisa tomar cuidado com os cordões de fios elétricos em cima de carpete ou tapete. Além disso, enfeites de papel e de plástico devem ficar longe da eletricidade. A orientação também é válida para decorações externas. Outra indicação é não ligar várias correntes de fios em um mesmo ponto elétrico, o que também pode gerar aquecimento acima do normal.

Outro risco grande é o choque. Quem optar pelas luzes na decoração deve observar ainda se os fios estão encapados corretamente.

Segundo Cervelin, é essencial a orientação de um profissional para evitar acidentes com a instalação elétrica. Em projetos pequenos e residenciais, basta chamar um eletricista de confiança. Em grandes projetos, profissionais habilitados que já atuam no ramo de grandes decorações podem ajudar na segurança. O tenente Leonardo alerta que, além de todos esses cuidados, os produtos para decoração natalina devem ser de boa procedência, adquiridos em locais confiáveis e com nota fiscal.

Voltar ao topo