Descida da serra do mar

Curva da Santa, na BR-376, teve 246 acidentes em 6 anos

Não são só as características físicas que tornam a Curva da Santa, no quilômetro 668 da BR-376, um dos pontos mais críticos da Serra Mar. O comportamento dos condutores tem peso decisivo na ampliação de risco do ponto, que foi palco de 246 acidentes nos últimos seis anos.

Segundo a Polícia Rodoviária Federa (PRF), mais de 90% dos desastres (221) foram causados por abusos cometidos pelos motoristas, como excesso de velocidade ou por falta de manutenção nos veículos. Casos que poderiam, portanto, terem sido evitados.

A Curva da Santa fica a cerca de 18 quilômetros do início da serra. Não por acaso, a velocidade está limitada a 60 quilômetros por hora. Além das placas de sinalização e de três radares especiais com pórticos e displays eletrônicos alertando para os riscos, os desastres se sucedem no trecho. Quase sempre se tratam de casos graves e que envolvem caminhões que não conseguiram fazer a curva.

“O limite de 60 quilômetros por hora não é por acaso. Se o condutor vier acima disso, não vence a curva”, enfatizou o agente Fernando Oliveira, da comunicação social da PRF. Nos últimos seis anos, 13 pessoas morreram e 150 ficaram feridas (44, com gravidade) em ocorrências no trecho.