Extremo oriente

Curitibanos podem conhecer melhor a cultura japonesa

Com o objetivo de difundir ainda mais a cultura japonesa no Brasil, o Consulado-Geral do Japão em Curitiba realiza atividades voltadas à divulgação das tradições nipônicas em outubro, mês escolhido para esta celebração. O evento se concentra em duas atividades que mostram bem os ideais do povo japonês, uma exposição de ikebanas – arranjos florais típicos da cultura nipônica – e filmes produzidos neste país do Extremo Oriente.

A exposição de ikebanas acontece desde a última sexta-feira (30) no Jardim Botânico e segue até o domingo (2). A entrada é gratuita e também haverá palestras sobre o assunto no local, sempre a partir das 15 horas. Segundo a vice-consulesa do Japão em Curitiba, Nana Kawamoto, os três estilos mais tradicionais de ikebanas estão contemplados na exposição. “O ikenobo é o mais antigo, nem se sabe quando foi criado, já o ohararyu é do século XIX e, por último, ainda tem o sanguetsu, que é o mais recente”, explica.

Já a mostra de filmes japoneses acontece entre os dias 4 e 16 na Cinemateca de Curitiba, sempre a partir das 15h45. “Até o dia 10, serão apresentados filmes do diretor Yasuzo Masumura e depois, filmes que são populares lá no Japão, que mostram bem o estilo de vida, o cotidiano e as tradições do nosso povo. Também queremos mostrar que o cinema japonês vai muito além da obra do Akira Kurosawa, que é mais conhecido aqui no Brasil”, comenta Nana.

Para ela, mais do que uma simples representação do povo japonês, a “cultura nipônica é um patrimônio mundial, que deve ser entendido melhor e conhecido de forma correta”. No entanto, Nana defende a forma como a cultura se modifica entre os descendentes de japoneses que moram no Brasil. “A cultura não é fixa, ela sempre vai mudando e sofrendo adaptações, mas isso é saudável e é até uma forma de ela se manter”.

Voltar ao topo