Curitiba se destaca em pesquisa nacional de aleitamento materno

Na Semana Mundial da Amamentação, pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde mostra que os indicativos de amamentação cresceram no país, no período de 1999 a 2008, e Curitiba conseguiu resultados significativos.

Enquanto a média nacional em dias de aleitamento cresceu 15%, Curitiba obteve o índice de 35%. Em relação ao aleitamento na primeira hora de vida, a média nacional é de 67,7%, enquanto em Curitiba chega a 71,2%. Entre os menores de quatro meses que se alimentam exclusivamente do leite materno a média de dias na capital paranaense passou de 40,5, em 1999, para 56,6 em 2008.

Para marcar a Semana da Amamentação em Curitiba, o Programa de Incentivo ao Aleitamento Materno (Proama) programou atividades em uma tenda armada na Boca Maldita. Em dois dias, a tenda foi visitada por cerca de 400 pessoas.

O slogan da campanha deste ano é: “Amamentação em todos os momentos: mais saúde, carinho e proteção”. A tenda funcionará até sexta-feira (7), das 9h às 17h.

Para a coordenadora do Proama, Claudete Closs, a criança tem o direito de ser amamentada e a sociedade dever de criar condições para que isso seja possível. A razão dessa necessidade, explica Claudete, é o suporte imunológico garantido pelo leite materno e a oportunidade de estreitamento do vínculo afetivo entre mãe e filho, além da segurança emocional do bebê.

Serviço:
– Curitiba tem sete postos de coleta de leite materno. Locais: unidades Mãe Curitibana,Vila Leonice, Taiz Viviane Machado, Umbará, Solitude, Irmã Tereza Araújo e Eucaliptos. Os endereços dos postos estão no site: www.curitiba.pr.gov.br, acessando o link da Secretaria Municipal da Saúde.
– Informações sobre como amamentar corretamente e doar leite podem ser obtidas junto ao Proama, pelos telefones 41 3225-6407 (das 7h às 18h) e 41 9951-3987 (plantão 24h). O Proama funciona junto à Unidade de Saúde Mãe Curitibana (Rua Jaime Reis, 331, São Francisco).
– A tenda de orientações sobre amamentação na Boca Maldita funcionará até sexta-feira (7), das 9h às 17.