Curitiba quer sediar olimpíadas em 2016

Transformar Curitiba em um centro brasileiro de referência na área de esportes, capaz de disputar, em 2008, uma vaga para sediar as olimpíadas de 2016. Essa é a intenção do antigo goleiro da seleção brasileira de futebol Raul Guilherme Plassmann, que no último dia primeiro assumiu a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Curitiba, no lugar de Marcos Tocafundo.

Para que o objetivo seja concretizado, algumas metas devem ser cumpridas. Até o final de sua gestão, em dezembro de 2008, Raul pretende criar um Centro de Referência de Atividades Físicas com complexo multiuso para práticas esportivas, culturais e de lazer, além de um Centro Polifuncional. "Curitiba é uma cidade muito rica na área de esportes e que deve ter capacidade para sediar eventos maiores", afirma.

O novo secretário também pretende que seus trabalhos sejam voltados principalmente à área social, fazendo do esporte e do lazer atividades capazes de tirar as crianças e os jovens das ruas, afastá-los das drogas e promover uma maior inserção social dos idosos e das pessoas portadoras de necessidades especiais.

Como medida inicial para melhorar o atendimento dado à população e permitir que cada vez mais pessoas possam ser inseridas nos programas mantidos pela secretaria está sendo estudada uma série de obras nos 27 centros de esporte e lazer existentes. Os mesmos estão localizados nas Ruas da Cidadania e praças da capital. As obras incluem cobertura de quadras, troca de pisos e cobertura de piscinas. "No centro da Ouvidor Pardinho, por exemplo, temos um centro de referência do idoso que conta com duas piscinas. mas ainda precisa ser coberta. No local, existem cerca de 140 idosos na fila esperando para ser atendidos. Com as obras, poderemos agilizar os atendimentos e aumentar a vida útil dos centros", comenta. "Outro exemplo é o centro da Osvaldo Cruz, que também tem uma piscina a ser coberta." Quadras esportivas também devem ser construídas ou reformadas em diversas escolas municipais.

Nesses primeiros dias à frente da secretaria, Raul tem estudado a manutenção do Cates – um programa de aprimoramento de talentos esportivos voltados a crianças de 6 a 14 anos, moradoras principalmente da periferia da cidade. Competições já tradicionais na capital também devem ser mantidas: Maratona Ecológica (prevista para o dia 20 de novembro), Jogos da Juventude (30 de setembro), Jogos Escolares (acontecem em cinco fases durante o ano), entre outras.

Voltar ao topo